[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Criação restrita aos "bons costumes" | O POVO
EDITAL 09/07/2012

Criação restrita aos "bons costumes"

Compartilhar

Uma ressalva no item 1.2 do edital, sobre a temática das obras concorrentes, também tem gerado burburinho entre escritores. Segundo o documento, os autores têm liberdade para abordar qualquer assunto “desde que” não se caracterize uma série de situações, como promoção política de candidatos e/ou partidos, pornografia, pedofilia e discriminação de raças e/ou credos. Outras são terrorismo e dano à honra, à moral e aos bons costumes – a mais “polêmica” das observações.

 

Na última edição da bolsa, não havia qualquer advertência sobre os temas. A diretora da FBN diz que a criação das regras segue a diretriz da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República para que todas as entidades trabalhem na valorização de direitos e “combate a temas como pedofilia, discriminação de raças, entre outros”.


Sobre os critérios para análise das propostas, preocupação dos autores, Maria Antonieta Cunha afirma que os especialistas da comissão de seleção terão conhecimento suficiente para diferenciar “uma obra a partir de sua qualidade literária de outra que faz simples apologia a temas que violem princípios básicos de direitos humanos”. É concorrer para ver. (RB)

Raphaelle Batista raphaellebatista@opovo.com.br
Compartilhar

Veja também

Bolsa das letras
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte