[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Tá tudo misturado | O POVO
Show 20/04/2012

Tá tudo misturado

A paraense Gaby Amarantos se encontra com o performer cearense Daniel Peixoto na terceira edição da Shine Party, numa noite de punk e brega eletrônicos, que acontece hoje em Fortaleza
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar
FOTO DIVULGAÇÃO

 

Por muito tempo, o tecnobrega esteve marginalizado. Apesar de ser um movimento fortíssimo, acabava ficando omitido nas escórias da cultura brasileira. Longe de um refinamento simplicista, o tecnobrega é assumidamente visceral, desavergonhado, multicolorido, combinando e descobinando tons e entretons de um brilho único, selvagem e tecnológico. Como nunca, a luminosidade paraense vem conquistando espaço nos vários cantos do País e resplandece hoje na Terra da Luz.


A cantora Gaby Amarantos se encontra com o performer Daniel Peixoto, trazendo a mistura folclórica do bairro Jurunas, em Belém, para se encontrar com os reisados e forró caririenses na terceira edição da Shine Party. Depois do sucesso com a banda de eletropunk Montage, Daniel Peixoto segue em carreira solo, dessa vez, bem mais atrelado às raízes. “Antes, eu queria o oposto da cultura popular. O eletropunk era um grito de revolta de um adolescente que sabia que era diferente das pessoas que moravam no Crato”, revela.


No seu novo álbum Mastigando Humanos, que, além do punk, mescla elementos do forró, reisado, samba, tecnobrega e umbanda, Daniel percebeu que esse era seu diferencial. “Eu cresci vendo essas manifestações. Se eu chegasse na Europa fazendo só eletropunk, ia ser mais do mesmo. Foi muito mais fácil para o público internacional assimilar”, disse. O contato com Gaby se deu em 2008, quando o performer se apresentou num evento de aparelhagem no Pará. “A gente ficou superamigos porque o tecnobrega e o eletropunk são músicas eletrônicas. Piramos no som um do outro. Eu sou do sertão, ela é do Jurunas. Saímos do gueto, isso dá uma conexão que vai pra frente”, conclui.


Parece que a mídia percebeu o potencial criativo da região. Programas de TV, novelas e shows pelo Brasil inteiro vivem o uma espécie de “tecnoboom”. “Esse reconhecimento ao Pará é mais do que merecido, não estava acontecendo nada novo no País”, comenta Gaby Amarantos, que está em Fortaleza pela primeira vez. A conexão com o trabalho de Daniel se deu de imediato. “Foi amor à primeira vista, tenho carinho imenso por ele. Ele tem um respeito ao brega, bebe na nossa fonte dando referências aos nossos artistas”, felicita Gaby, que vai lançar mês que vem Treme, seu primeiro álbum.


A cantora conta que ela e o performer dialogam com estilos populares e dão novas roupagens a eles. “Daniel tem algumas releituras de guitarradas, é regional, folclórico, se apropria disso de forma mais fashionista. Eu faço a mesma coisa, pego o folclore e o brega paraenses e traduzo isso para as minhas músicas”, explica. A festa brilhante de hoje será realizada em um buffet, onde tradicionalmente acontecem eventos sofisticados.


Nayra Costa, Jacson Araújo, Guga de Castro, Julie e Fil, Levi Arruda, Loretta, Diego Eva e Alice Dote, Charls e VJ Hermano Carlos também se apresentam na noite brega e chique. Gaby acredita que a cultura paraense é desinibida, cheia de identidade, sem vergonha de ser que é de verdade. “Agrada desde o universo mais moderninho, underground, até o universo popular, formadores de opinião. É a liberdade de ser. Ser feliz é não se preocupar com que o outro vai pensar”, finaliza a cantora.


SERVIÇO


Shine Party – Edição Especial

Quando: Hoje, às 22h.

Onde: Barbra’s Cambeba, (Av. Ministro José Américo, 1960 – Cambeba)

Quanto: R$ 20.

Pontos de vendas: Deepy Store (Rua Professor Dias da Rocha 542), Sportlife Academia (Av. Padre Antônio Tomás, 256), Iury Costa Store (Rua Maria Tomásia, 597 - loja 1) e Marquinhos Salão de Beleza

(Av. Dom Luís, 1132).

Outras info.: 9104 1045 e 3204 1070

 

Saiba mais

 

Daniel Peixoto e Gaby Amarantos tiveram clipes produzidos pela cineasta paraense Priscila Brasil. Come to me e Xirley fizeram tanto sucesso que a MTV americana listou os dois artistas entre os dez mais importantes do tecnobrega.

 

Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte