[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Halder Gomes, o cinema e uma boa prosa | O POVO
Encontro 19/04/2012

Halder Gomes, o cinema e uma boa prosa

O cineasta cearense e produtor executivo do filme Área Q, Halder Gomes, é o convidado desta quinta-feira, 19, para a próxima edição do projeto Entrevista Aberta, realizado no Espaço O POVO de Cultura & Arte
DIVULGAÇÃO
Ainda para 2012, Halder Gomes planeja estrear seu novo longa de ficção
Compartilhar


Antonio Laudenir

ESPECIAL PARA O POVO

 

Halder iniciou sua carreira, em 1991, como dublê de artes marciais em Los Angeles. Durante o período na “cidade do cinema”, percebeu que as atividades por detrás da câmera também eram fascinantes. “Aprendi muito estando perto de todo o processo que envolve os bastidores de um filme. E, como diretor, me desafiei a contar histórias daqui (Ceará), e, não, as de lá”, explica o cearense de Senador Pompeu.


De realizadores como Woody Allen a John Woo, Halder não se prende a rótulos: “Assisto de tudo, desde que tenha uma boa história para contar”. E diz ter a pintura como influência maior em seus filmes.


Em sua cinematografia, ele direcionou suas lentes para os gêneros de ação (Sunland Heat, 2005), terror (The Morgue, 2007) e temas distintos como o documentário (Loucos de Futebol, 2009) e As Mães de Chico Xavier, filme transcendental de 2011.


Paralelamente à função de produtor em Área Q, Halder trabalha em seu mais novo filme, Cine Holliúdy. Segundo o diretor, “um resgate autoral, universal e nostálgico do cinema dos anos 1970 casado com o humor típico do nosso Estado”. Com previsão de estreia para o fim deste ano, o longa desenvolve o elogiado curta-metragem Cine Holliúdy, O Astista Contra o Caba do Mal (2004).


Halder Gomes afirma que o atual momento da sétima arte no Ceará está em fase de “maturidade” e acrescenta que produtores e diretores estão muito mais atentos à uma produção independente de “qualidade”.


O cinema em foco no sertão cearense será o tema do encontro de logo mais com o diretor. Halder será entrevistado pelo jornalista Pedro Rocha e pelo historiador Sander Cruz Castelo. O público pode participar com perguntas ao artista que escolheu contar os causos do Ceará pela arte da projeção.


As edições anteriores do Entrevista Aberta foram realizadas com a ex-prefeita Maria Luiza Fontenele e com o compositor e arquiteto Fausto Nilo.

 

SERVIÇO

 

Entrevista Aberta com Halder Gomes
Quando: quinta, 19, às 19h30
Onde: Espaço O POVO de Cultura & Arte (Av. Aguanambi, 282 - Joaquim Távora, sede do O POVO)
Outras informações: 3255 6044

 

Saiba mais

 

Neste fim de semana, Area Q será exibido em praça pública nas cidades de Quixadá (sexta-feira), Quixeramobim (sábado) e Senador Pompeu (domingo).

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte