[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Conversa boa e muita filosofia | O POVO
Encontro 28/03/2012 - 01h30

Conversa boa e muita filosofia

Dividir pensamentos a fim de ampliar visões sobre a filosofia pode ser tão agradável quanto um bate-papo com café. Fortaleza experimenta a ideia a partir de hoje
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar
DIVULGAÇÃO
O longa Matrix conduz o debate de logo mais no Centro Dragão do Mar


“Tudo começa no mundo das ideias”, disse Platão certa vez. Pensar sempre foi algo inerente ao ser humano. Desde as antigas civilizações, o pensamento e a filosofia estiveram em lugar de destaque nas sociedades. Com o intuito de fomentar reflexões sobre as interações sociais no mundo contemporâneo, acontece o Café Filosófico Cearense, que tem estreia hoje no Teatro do Centro Dragão do Mar.


A ideia é inspirada nos encontros que aconteciam informalmente nos cafés parisienses. Na década de 1990, o filósofo Marc Sautet organizava reuniões dominicais para tomar café e refletir às margens da Praça da Bastilha. Esse foi o mote para que filósofos e interessados no Ceará se organizassem em parceria com Associação Sociocultural Universos, Magui Guimarães – PNL e Coaching, Fundação Sintaf e o jornal O POVO.


Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, a filosofia não é uma ciência difícil e inacessível. De acordo com a coordenadora Magui Guimarães, o intuito do evento é refletir, mas sempre propondo soluções práticas, e, não, divagando em elucubrações. “Queremos criar espaços onde pessoas possam apresentar a síntese do seu pensamento para que haja uma expansão na consciência. É com intuito de trazer a filosofia para o lado prático e resolver problemas do dia-a-dia”, disse.


Primeira edição

Com o tema O Mito da Caverna e o simbolismo de Matrix, a filósofa Renata Peluso versará sobre as relações existentes entre o escrito antigo de Platão e a recente obra cinematográfica, que aborda questões futuristas. “O filme fala de um mundo de ilusões e de realidade. O mito, através das sombras projetadas na caverna, faz uma relação com esse mundo virtual, onde tudo é ilusório”, explica.

 

Para ela, o evento é necessário porque o homem sempre teve necessidade de pensar para compreender o mundo e trazer soluções plurais à vida. “O ser humano precisa reaprender a pensar”, para isso, “a ideia é tonar a filosofia algo tão atrativo quanto um café”, disse. A abertura dos encontros contará sempre com uma apresentação artística. Hoje, a bailarina cearense Renata Soares, radicada no Rio de Janeiro, fará apresentação do seu solo.

 

SERVIÇO

 

Café Filosófico Cearense

O quê: Palestra com Renata Peluso sobre O Mito da Caverna e o Simbolismo de Matrix

Quando: Hoje, 28, às 18h30

Onde: Teatro Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)

Quanto: Entrada franca mediante reserva pelo telefone 30919294 ou pelo site www.cafefilosofico cearense.com.br

 

Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte