[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Mais do mesmo em Curitiba | O POVO
Teatro 28/03/2012 - 01h30

Mais do mesmo em Curitiba

Com programação até o próximo dia 8, o Festival de Teatro de Curitiba, mais importante mostra do gênero do País, reúne quase 400 espetáculos, mas não consegue fugir dos figurões do teatro nacional
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar
DIVULGAÇÃO
De Minas Gerais, o Grupo Galpão apresenta Eclipse

 

A programação da Mostra Contemporânea do Festival de Curitiba, cuja 21ª edição segue até 8 de abril, continua abarcando gêneros diversos, do musical a experimentos de companhias. Mas, neste ano, essa diversidade inclui uma leve sensação de “déjà-vu”.

 

Nas últimas edições, nomes de alguns diretores e de companhias têm se repetido no programa do festival, que pretende ser “uma vitrine do teatro brasileiro” -- slogan divulgado anualmente.


Neste ano, serão 29 espetáculo na mostra oficial, com representação de seis Estados. Cerca de 350 espetáculos estarão no Fringe, a mostra paralela.


Gabriel Villela e Gilberto Gawronski lideram o ranking de diretores mais chamados. Nos últimos 12 anos, foram convidados - sete vezes o primeiro e seis vezes o segundo - para levar suas montagens ao festival.


O Galpão também tem sido destacado pela curadoria. O grupo, que apresenta Eclipse, baseado na obra de Anton Tchékhov (1860-1904), fez quatro participações nos últimos 12 anos.


Tânia Brandão, uma das curadoras, atribui a repetição a dois fatores principais: qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos profissionais e alta produtividade.


“Quando nós nos reunimos para analisar a produção do teatro brasileiro, esses nomes aparecem com muita força, é difícil deixar o trabalho deles de fora”, pondera.


Baixa rotatividade

Para ela, “o quadro de diretores do País também não se renova com frequência”. A programação acaba sendo um reflexo desse fenômeno. A seleção da organização é feita com base na produção do ano anterior à edição.

 

Uma preocupação da organização é atender ao público local - o que explica a forte presença de produções do eixo Rio de Janeiro-São Paulo. Segundo pesquisa da Secretaria de Turismo de Curitiba, 86% do público é formado por moradores da cidade. (da Folhapress)

 

Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte