[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] A nova estação da Orcec | O POVO
Concerto 28/03/2012 - 01h30

A nova estação da Orcec

Agora sob a direção do maestro Arthur Barbosa, a Orquestra Eleazar de Carvalho inicia nova temporada apresentando hoje e amanhã As Quatro Estações, de Vivaldi
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar
DIVULGAÇÃO
O maestro Arthur Barbosa é cearense radicado no Rio Grande do Sul há 17 anos


O primogênito entre sete filhos do casal Giovanni Battista Vivaldi e Camila Calicchio era um compositor prolífico. Nascido em Veneza, em 4 de março de 1678, Antonio Vivaldi compôs centenas de peças, entre óperas, motetos (gênero polifônico que usa textos diferentes para cada voz), serenatas, sonatas, árias e outros. Ainda assim, nada impediu que ele morresse completamente pobre, em 1741, aos 63 anos, e fosse enterrado em cova anônima. Para piorar, depois de morto, o “Padre Ruivo”, como era conhecido, foi totalmente esquecido e assim ficou até o início do século XX.


Nessa época, Vivaldi começou a gozar de boa e merecida reputação. Com sua obra redescoberta pela nova geração de músicos e pesquisadores, ele voltou a ser reconhecido pelo valor de suas composições. Entre elas, As Quatro Estações tornou-se tão popular, que já foi dos palcos às propagandas de sabonete. Por conta dessa penetração em diversas camadas, foi esta peça composta de quatro concertos a escolhida para inaugurar o novo momento da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Orcec), marcado para hoje (28) com uma apresentação no auditório da Faculdade 7 de Setembro e amanhã (29) no Theatro José de Alencar.


A ocasião irá apresentar Arthur Barbosa, cearense radicado há 17 anos no Rio Grande do Sul, como novo diretor artístico da Orcec. Apostando nesse como sendo um momento de renovação para o trabalho da orquestra, o maestro convidou ainda outros nomes pomposos para dividir o palco nessas duas apresentações. O primeiro é o violinista italiano, que mora há oito anos no Brasil, Emmanuele Baldini. Convocado para assumir o papel de solista, Baldini é spalla (primeiro violino) da Orquestra Sinfônica de São Paulo, da qual foi membro fundador.


Um dos pontos marcantes d’As Quatro Estações são os sonetos que acompanham cada estação. Embora a autoria dos textos ainda seja discutível, talvez do próprio Vivaldi, em Fortaleza, o poeta Pedro Sampaio, de Caucaia, vai adaptá-los para o cordel e recitá-los. Além de Pedro, o recital será acompanhado pelo cravo de Fernando Cordella. Gaúcho de Carazinho, Fernando é solista em várias orquestras do seu estado, além de professor e pesquisador da música dos séculos XVII e XVIII.


Histórico

Sem um maestro titular desde a saída de Márcio Landi em julho de 2009, a Orcec caminhou os últimos anos contando com a regência de maestros convidados. Por isso, a chegada de Arthur Barbosa para assumir a batuta dá um novo fôlego para a principal orquestra pública do Estado. “Vim para morar em Fortaleza por, pelo menos, dois anos. Dependendo do que acontecer, posso ficar mais”, adianta o maestro, que tem entre suas prioridades levar a orquestra para se apresentar em outros espaços. “No começo do próximo ano, em janeiro, já fomos convidados para o Festival de Poços de Caldas (MG)”, conta.

 

Por se tratar de uma orquestra pública, que conta com o apoio da Secretaria da Cultura (Secult), Arthur adianta que não poderia começar um trabalho sem ter certeza do respaldo do poder público. “A prova de que o Governo está interessado é ele ter renovado o contrato com a Orcec por mais quatro anos”, afirma. Sendo assim, ele se empolga ao falar do “ano cheio de novidades” que a Orcec vai ter. “Quero elevar o nível da orquestra. Estou tentando trazer solistas que tenham peso, com ênfase nos nomes que estão emergindo. A programação está mais dinâmica e mais de acordo coma as grandes orquestras brasileiras”. Apostando nos contatos que tem no meio erudito, Arthur tem muitos planos para sua parceria com a Orcec. “Minha expectativa é que tudo dê certo. Eu estou com muita vontade de trabalhar”, avisa.

 

SERVIÇO

 

Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho

O quê: Apresentação de As Quatro Estações, de Vivaldi, marcando a estreia de Arthur Barbosa na regência oficial, com participação de Emmanuele Baldi, Pedro Sampaio e Fernando Cordella

Onde: hoje (28), no auditório da Fa7 (Rua Almirante Maximiniano da Fonseca, 1395 – Eng. Luciano Cavalcante, em frente à Unifor) e amanhã (29), no Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro). Sempre às 19h

Entrada franca

Outras informações: 3252 3378

 

Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte