Empreendedorismo 15/02/2012 - 01h30

Elogio ao Brasil dos empreendedores

Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil, exposição itinerante que conta as histórias de 24 personagens brasileiros que transformaram a economia País, chega hoje (15) a Fortaleza
DIVULGAÇÃO
O industrial cearense Edson Queiroz é um dos nomes homenageados


Homens de origem modesta que, cada um a sua época e em seu ramo, revolucionaram gestões empresariais e de certo modo interferiram nos rumos da economia brasileira. É isso que reúne a história de vida de 24 personalidades brasileiras de diferentes lugares do País, em Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil, a exposição itinerante que abre hoje, 15, no Espaço Cultural Unifor, a partir das 8 horas e segue até o dia 13 de maio.


Com curadoria do professor de Administração e ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP), Jacques Marcovitch, a exposição traz um projeto museológico, idealizado pela professora Cristina Bruno, da USP, que foca nos exemplos de vida de 24 personagens.


A mostra, que já foi vista por 13 mil pessoas no período em que esteve exposta no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, foi desenvolvida a partir de uma série três livros homônimos que começou a ser publicada em 2003 e foi concluída em 2007. Os três livros, que fogem de uma linguagem mais acadêmica, e agora a mostra, contam as histórias dos Prado, Nami Jafet, Francisco Matarazzo, Ramos de Azevedo, Jorge Street, Roberto Simonsen, Júlio Mesquita Leon Feffer, Mauá, Luiz de Queiroz. Attilio Fontana, Valentim dos Santos Diniz, Guilherme Guinle, Lafer-Klabin, José Ermirio de Moraes e Gerdau-Johannpeter, dos Lundgren, Luiz Tarquínio, Bernardo Mascarenhas, Roberto Marinho, Augusto Trajano de Azevedo Antunes, Samuel Benchimol e dos cearenses Delmiro Gouveia e Edson Queiroz.


O projeto começou a ser concebido em 2001. A USP pretendia mostrar a contribuição desses empreendedores ao desenvolvimento do País, formar educadores e incentivar os jovens com vocação para os negócios. “Espera-se que um pequeno empreendedor, nos dias de hoje, seja motivado por essas narrativas. Cabe, porém, a ele próprio identificar-se ou não com as situações expostas nos três livros. A inspiração em negócios é algo muito positivo, mas a imitação oferece riscos”, conta Marcovitch, em entrevista disponível no site da exposição.


Dividida em cinco módulos – O encontro com os pioneiros e seus empreendimentos, Os pioneiros e o Brasil, Os percursos e as ações dos pioneiros, Diálogos entre os pioneiros e Os pioneiros, os empreendimento e nós – a mostra reúne 142 objetos que simbolizam processos de transformações do País.

 

SERVIÇO

 

Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil

O quê: Abertura da exposição

Quando: de hoje (15) até o dia 13 de maio

Onde: Espaço Cultural Unifor (av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)

Visitação: de terça a sexta, das 8h às 18h; sábados e domingos, de 10h às 18h.

Entrada franca.

Outras info.: (85) 3477 3319

 

Multimídia

Conheça um pouco a história de cada homenageado

www.pioneiroseempreendedores.com.br

 

 

Domitila Andrade domitilaandrade@opovo.com.br
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

O POVO Entretenimento | Vida & Arte