[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] O Ano do Recall | Veículos | O POVO Online
SEGURANÇA. CHAMADA DOS FORNECEDORES 13/01/2015

O Ano do Recall

Foram 88 convocações em 2014, sendo 47 para veículos importados. Pesquisa da SAE Brasil apontou que apenas 56% dos proprietários de automóveis no País comparecem para os reparos e substituições de componentes
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18888, 'email': 'atilasantos@opovo.com.br', 'nome': '\xc1tila Varela'}
Átila Varela atilasantos@opovo.com.br
Compartilhar

Você compra um carro zero da concessionária. Roda seis meses com o veículo e recebe a notícia de que deverá comparecer à oficina autorizada mais próxima para um recall de um componente defeituoso. A responsável, de fato, é a montadora.

 

Em 2014, o procedimento do setor automotivo bateu recorde. De acordo com dados do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, foram contabilizados 88 recalls no País no ano passado. “São mais de 1 milhão de veículos. Desse total, 47 se referem a carros importados. São problemas que já vem do exterior”, destacou o diretor e engenheiro da SAE (Society of Automotive Engineers) do Brasil, Francisco Satkunas.


O número alto é causado em sua maioria, segundo ele, pelos fornecedores. O percentual atinge 70%. “Pode haver uma variação da matéria-prima que escapa do controle de qualidade dos engenheiros. Os outros 20% são problemas de montagem na fábrica”, afirma.


Os outros 10% se referem ao uso de peças ou sistemas eletrônicos incompatíveis. E complementa: “toda vez que o carro apresenta um problema que coloque em risco a integridade do motorista e terceiros, terá de passar pelo conserto. Para o consumidor, é uma coisa desagradável”.


No entanto, segundo relatório da SAE, o nível de comparecimento ainda é baixo. “56% dos proprietários de veículos vão fazer o recall. Os outros 44% colocam em risco a vida de familiares ou terceiros”, critica o diretor da SAE do Brasil.

 

Cuidados

Para que o motorista fique informado na necessidade do recall, as montadoras informam, através dos meios de comunicação, a convocação até às oficinas autorizadas. Algumas emitem comunicados, mas o uso da TV e da internet são predominantes.

 

Entre as informações devem constar o modelo, o ano de fabricação e os chassis dos veículos. Vale também para carros seminovos. Informa-se também números para contatos e endereço eletrônico.


A reposição das peças ficará a cargo da montadora, não havendo ônus ao proprietário do veículo. Não há também limite de prazo para que o automóvel chegue até à autorizada. Problemas com agendamento ou lentidão no serviço de reparo, por exemplo, devem ser comunicados aos órgãos de defesa do consumidor. “O atendimento tem de ser rápido e eficiente.


A empresa irá fornecer essas condições para o cliente. Se ele se sentir prejudicado em algum momento, deve registrar uma reclamação, podendo assim ser notificado por algum órgão de defesa”, destacou a supervisora institucional da Proteste, Sônia Amaro.

 

"A reposição das peças fica a cargo da montadora, não havendo ônus ao proprietário do veículo. Recall também vale para seminovos"


DICIONÁRIO

A palavra recall, de origem inglesa, é utilizada no Brasil para indicar o procedimento, previsto em lei, e adotado pelas fornecedoras, de chamar de volta os consumidores em razão de defeitos verificados em produtos ou serviços colocados no mercado, evitando, assim, a ocorrência de acidentes.

 

FONTE: PROCON-SP

Saiba se seu veículo passou por recall no site do Ministério da Justiça – DPDC

http://bit.ly/1A6ElFj

> TAGS: recall proteste sae
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Veículos