MERCADO. CARRO-CONCEITO 12/08/2014

Do jeito que o consumidor gosta

Detalhes no design e tecnologia para deixar mais atraente e confortável modelos futuros são algumas das inovações encontradas nesses veículos
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Vanessa Freitas vanessafreitas@opovo.com.br
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Os grandes salões de automóveis do mundo são a vitrine das montadoras que apostam nessas quase “carcaças” para lançar os modelos futuros e testar o gosto dos clientes. Feitos sob medida por especialistas e técnicos, cada detalhe importa em um carro conceito.

 

“Os carros-conceito são feitos em laboratório e revelam estudos e tendências futuras sobre estilo e design. Eles trazem novidades sempre. Um painel chamativo, um banco mais flexível, retrovisores maleáveis, faróis diferentes. As montadoras fazem para captar informações dos consumidores. Saber o que gostaram, o que não gostaram para criar um modelo, afirma o diretor conselheiro da Associação dos Engenheiros Automotivos do Brasil (SAE-Brasil), Francisco Satkunas.


O investimento das montadoras nesses veículos pode chegar à R$ 1 milhão e a muitos deles não tem motor. O processo de produção demora em média seis meses. É com o desenvolvimento desses veículos que as montadoras criam protótipos, ou seja, modelos que vão para as ruas de acordo com a necessidade e informações dos consumidores. “Todos os carros nascem a partir de um modelo conceito. Ultimamente as pessoas querem carros pequenos por fora, mas espaçosos por dentro. Carros fáceis de manobrar, com bancos flexíveis. Um sucesso no mercado também são os modelos SUV”.


Conforme o diretor, no Brasil não são muito apresentados carros conceito, mas nos Estados e Europa. “Se o carro for aprovado para produzir é feito um protótipo, uma prévia do carro final. A opinião do consumidor vale muito para isso. São feitos testes e avaliações para produção que dura em média de 2 a 3 anos para ser lançado”. O investimento para criar um protótipo chega à R$ 500 mil.


EXEMPLOS

Um dos modelos conceito que foi adaptado para as ruas é o Volkswagen UP! No salão do automóvel de 2012, a montadora apresentou mais dois modelos derivados do UP, que foram o GT up! e buggy up! O buggy up! é o conceito do bugue do Século 21, mas à prova d’água. Já o GT up! pesa apenas 900 kg e traz motor de 100 cv.

Neste mesmo ano, a Volkswagen apresentou ainda o Taigun, conceito de um futuro SUV da classe A00, o E-Bugster, fusca conceitual movido por motor elétrico e o T- ROC um carro-conceito com a conformação do Golf, posicionado um degrau abaixo do Tiguan, também projetado para uma nova linha de utilitários esportivos.


A Fiat em 2010 apresentou o FCC III, carro conceito feito pela Fiat no Brasil usando a colaboração com os clientes de todo o mundo por meio da internet. O conceito foi desenvolvido colaborativamente a partir de ideias enviadas pelos clientes sobre mobilidade urbana, novos materiais e tendências. (Vanessa Freitas)


MODELOS

Fiat FCC III

Seu interior observa uma nova experiência de design. Inspirado em um lounge, ele tem ambiente arquitetônico e inovador. Interfaces e gadgets estão ergonomicamente dispostos e acessíveis. Os bancos foram inspirados em sofás e o volante ganhou novo formato e novas funções, passando a ser uma central de comandos. A arquitetura do seu interior obedeceu a conceitos que proporcionam maior espaço e comodidade para até dois usuários. Tudo foi projetado para um mundo onde o motorista pode ser simplesmente um passageiro e ter o veículo controlado por vias inteligentes.

 

Volkswagen T–ROC

Segue uma nova linha de design e estilo interno, com o desenho avançado da parte dianteira especialmente impactante. O utilitário esportivo de duas portas, com tração integral – também é um conversível. A parte do meio do teto se divide em duas metades, que podem ser removidas e guardadas no porta-malas. Câmeras na frente e atrás, respaldadas por faróis de LEDs, aumentam o campo de visão do motorista.


Volkswagen E-Bugster

Fusca conceitual é movido por um motor elétrico de 85 kW. Veículo de emissão zero foi idealizado como speedster de 2 lugares.Conceito tem autonomia para percorrer 180 quilômetros. A bateria pode ser “reabastecida” em 35 minutos. Modelo acelera de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos.

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