[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Eles suportam a sua segurança | Veículos | O POVO Online
Pneus 27/08/2013

Eles suportam a sua segurança

O POVO "traduz" o pneu do seu carro e dá dicas de bom uso e de como escolher bem um aro para acompanhar o pneu
Andreh Jonathas andreh@opovo.com.br
Compartilhar

São os únicos itens em contato direto com o solo. Suportam a carga e a variação de temperatura. Respondem à aceleração, frenagem e mudança de direção. Os pneus são considerados um dos itens de segurança mais importantes em um veículo. Eles “se comunicam” com letras, números e formas. Você sabe o que os seus pneus querem lhe dizer?

 

O consumidor deve estar atento às principais informações em alto relevo na lateral do produto. São indicativos de tamanho, largura, além de carga, temperatura e a velocidade máxima suportada, explica Amilton Cavalcante, gerente da unidade matriz da Gerardo Bastos, especialista em pneus.


Por exemplo, a sequência “175 / 70 R 13 82 T” indica um tipo bastante utilizado. O número “175” significa a largura da secção nominal (a parte que fica em contato com o solo). O perfil do pneu é representado pelo “70”. É de construção radial, o que é indicado pela leta “R”, detalha Amilton.


O gerente ressalta que o diâmetro do pneu, em polegadas, é apontado pelo número “13” e o índice de carga suportada está dito no número “82”, são 475 kg. Neste caso, há uma tabela que relaciona cada índice à carga. A velocidade máxima é de 190 km/h, também indicado por uma tabela para o índice T.

 

Manutenção e cuidados

Além de comprá-los e montá-los em locais devidamente capacitados, os serviços de alinhamento e balanceamento a cada 5 mil quilômetros rodados - ou seis meses -, são regras básicas para cuidar da peça. Mas tudo isso, associado à calibragem semanal, é o preventivo. Se ocorrer algum impacto, houver desconfiança de dano ou sensação de desconforto, a orientação de técnicos é buscar imediatamente uma loja especializada.

 

“Ao comprar um pneu, tenho que seguir o mesmo padrão projetado que veio de fábrica, com as mesmas dimensões, índice de carga e velocidade. Se chegar mudando o índice de velocidade, o vendedor tem que estar capacitado pra orientar a não colocação”, alerta o gerente, que afirma conhecer casos de problemas com o seguro do carro, em função da alteração inadequada dos pneus. “A seguradora pode se eximir de pagar o seguro em caso de sinistro porque você alterou as características do carro”, afirma o especialista.

 

Serviço

 

Pneus Fácil

Site: http://bit.ly/lEhIeH

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Veículos