[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Cinco conselhos que você não deveria seguir | Tendências | O POVO Online
Artigo 15/11/2013

Cinco conselhos que você não deveria seguir

"Excluindo-se raríssimas exceções, redes sociais não trarão receita para sua empresa"
Compartilhar

Você provavelmente já ouviu uma das frases que listo a seguir. Infelizmente, não é possível controlar o que os outros dizem. Mas é possível filtrar.


Pense duas vezes antes de assumir como verdades os jargões sobre content marketing que ouvimos por aí.


1.“Sua empresa precisa se relacionar com o público”.

O que é exatamente o relacionamento em questão? Em geral, as empresas entendem relacionar-se como dar bom dia ao cliente e perguntar como foi o fim de semana dele. Ou, tão pobre quanto isso, se limitam a escrever frases de William Shakespeare ou Peter Drucker em imagens no Facebook.

 

É preciso haver conteúdo para o relacionamento ser real, intenso e efetivo. Leve informações interessantes ao público, posicionando-se para ele como expert em determinados tópicos. Faça com que ele se interesse por sua newsletter, seu webinar, seu e-book. Não porque você é simpático, mas porque você é útil para ele. Isso, sim, é relacionamento intenso e duradouro.

 

Lembre-se: ser útil é o nome do jogo.


2. “Você precisa de uma fan page para ganhar clientes”.

Não, você não vai ganhar clientes porque tem uma fan page no Facebook cheia de gente curtindo ou comentando o que quer que você publique.

 

Excluindo-se as raríssimas exceções, redes sociais não trarão receita para a sua empresa. São ferramentas úteis especificamente para relacionamento, mas com baixíssimo poder de conversão de audiência em vendas.

3. “Não mande email para o seu público, pois isso é SPAM”.

SPAM é o nome dado a mensagens indesejadas. Se sua base for legítima, construída devidamente, você terá resultados reais com o uso de emails. Mas grave bem essa palavra: legítima.

Para newsletter e email marketing funcionarem bem, seu mailing deve ser muito bem segmentado, formado por pessoas que conhecem a sua marca. Isso é legitimidade da base.

 

Se você obtiver a lista de emails de terceiros, aí, sim, poderá ser tachado como SPAM.

 

4. “Em comunicação, não é possível mensurar retorno sobre investimento”.

É possível mensurar, sim. Métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa não faltam.

 

Mas por que, então, o mercado todo repete que não é possível? Porque aferir resultados é uma tarefa trabalhosa, que exige persistência até se chegar ao modelo adequado. E profissionais de comunicação têm aversão a números.

 

Além disso, sejamos sinceros, para muitas agências de comunicação, apresentar ao cliente o resultado real de suas ações pode não ser um bom negócio. Talvez permita ao cliente descobrir que está pagando caro demais por um retorno pouco vantajoso.

 

5. “Tenha boa visibilidade no Google que os clientes aparecerão”.

Para alguns negócios, isso é verdade. Por exemplo, e-commerce ou serviços gerais, como gráfica, designer, softwares e outros. Afinal, são decisões de compra amplamente baseadas no Google.

No entanto, para a maioria dos negócios, sejam produtos ou serviços, posicionar-se bem no Google pode ajudar em diversos aspectos. Por isso, é importante buscar aparecer bem nos resultados de buscas. Mas isso, isoladamente, não trará clientes para a maior parte das empresas.

 

Cassio Politi é diretor de content marketing da Tracto. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados. Já prestou consultoria e ministrou cursos em 25 estados.  

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>