[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] O paladar como arma de sedução | Tendências | O POVO Online
Comportamento 13/10/2013

O paladar como arma de sedução

Agora são os homens que estão interessados em fazer a diferença na beira do fogão na hora da conquista. É o que defende o chef Guga Rocha, que acaba de lançar um livro com receitas gastronômicas para seduzir mulheres
{'grupo': ' ', 'id_autor': 16317, 'email': 'emerson@opovo.com.br', 'nome': '\xc9merson Maranh\xe3o'}
Émerson Maranhão emerson@opovo.com.br
DIVULGAÇÃO
Guga Rocha dividiu o livro em menus especiais para cada tipo de mulher a ser conquistada - da "Rata de academia" a "Mulher TPM"
Compartilhar

Foi-se o tempo em que era ardil exclusivamente feminino “agarrar” o parceiro pelo estômago e, com isso, garantir longevidade aos relacionamentos amorosos. Agora são eles, os homens, quem recorrem às habilidades gastronômicas para seduzir suas amadas, renovar os encantos da paixão e mantê-las felizes ao seu lado. Pelo menos, é o que garante o chef Guga Rocha, 37 anos, que acaba de lançar o livro Receita para pegar mulher.

 

Nesta entrevista exclusiva ao O POVO, por telefone, Guga conta que a publicação é decorrente da grande demanda por dicas do gênero que recebe através de emails e redes sociais e explica porque o livro é dividido em menus específicos para fazer sucesso com perfis femininos desejados (confira na página ao lado os menus preparados por Guga Rocha para “Rata de academia” e Mulher TPM”).


O POVO - Como surgiu a ideia de escrever um livro de gastronomia, voltado para o público masculino, com receitas para seduzir mulheres?

Guga Rocha - Eu sempre recebi muitos emails e mensagens através das redes sociais de homens dizendo que assistiam ao programa (Homens Gourmet) e pedindo alguns dicas na cozinha. Eles falavam que queriam fazer alguma coisa diferente para impressionar uma nova namorada, ou para a esposa, pediam sugestões... E eu comecei a responder. Mas veja bem, só na minha página no Facebook tem mais de 50 mil pessoas, então aí fica difícil (risos). E esta demanda continua até hoje! Aí eu pensei em fazer um livro com estas dicas.

 

OP - E como surgiu esta estrutura de menus específicos para conquistar determinados perfis de mulheres?

Guga - Foi uma coisa natural. Vários destes leitores/espectadores me escreviam com a descrição de suas namoradas ou pretendentes, tipo ela é “rata de academia” ou “estou paquerando uma chef, como devo impressioná-la na cozinha” . Aí eu decidi, vou fazer um livro e dividir o conteúdo por tipo de mulher para facilitar a vida dos homens (risos). Mas tem uma coisa que é importante dizer. Eu não fiz um livro para o cara ‘pegar’ geral, para os homens saírem ‘pegando’ mulher aos montes... A ideia do livro é ajudar os homens a fazer um carinho em suas mulheres, como tratá-las bem através de um capricho no cardápio, como fazer a sua esposa mais feliz a cada dia.

 

OP - Você acha que estamos passando por uma mudança de padrão de comportamento e que hoje são os homens que estão preocupados em prender suas parceiras pelo estômago?

Guga - Acho que sim. Hoje, as mulheres são independentes, trabalham fora, não precisam mais do homem para se manter. E de alguma maneira, elas estão fugindo da cozinha, talvez até como forma de negação desse passado ligado às tarefas domésticas. Acho que estamos retornando ao tempo em que cozinhar era tarefa para homem (risos). É claro que existem muitas mulheres que são grandes chefs, mas historicamente cozinhar é um tarefa masculina. Na época das cavernas, quem cozinhava era o homem, a mulher ficava lá esperando ele trazer e preparar a comida. Desde a criação da sociedade humana, a cozinha é muito masculina. Mas da mesma maneira que existem grandes bailarinos homens, e o balé é uma coisa mais feminina, existem grandes chefs mulheres em atuação.

 

OP - O homem cozinheiro é mais sedutor?

Guga - Olha, os homens estão se esforçando cada dia mais para conquistar as mulheres. O cara que cozinha já sai ganhando disparado. Ao preparar uma refeição, ele já parte demonstrando um carinho, uma atenção que os outros não têm. Porque ele teve o cuidado de pensar num menu para agradá-la, de escolher ingredientes. de selecionar pratos que dialoguem entre si, das bebidas para harmonizar... Pode até não ser, mas já tem 50% de chances de ser um cara legal.

 

OP - O livro foi lançado há apenas uma semana, em São Paulo, mas já está tendo uma grande repercussão. Você esperava por isso?

Guga - Olha, é impressionante. Em nenhum momento pensei que seria assim, essa procura grande tanto de compradores quanto dos meios de comunicação para falar sobre ele. Na verdade, vejo o livro como mais uma ferramenta no meu propósito de humanizar cada vez mais a cozinha. Sou contra quem coloca o chef num pedestal, como um semideus, inalcançável. Pelo contrário, quero aproximar a cozinha cada vez mais da realidade das pessoas, com ingredientes que elas possam encontrar, realizar experiências gastronômicas possíveis para a sociedade. Acho que por isso eu escrevi o livro.

 

OP - Algo tem lhe surpreendido na recepção do livro?

Guga - Sim. Quando eu escrevi o livro pensava que ele chamaria atenção só dos homens. Para minha surpresa, muitas mulheres estão comprando. E com os mais diversos propósitos. Desde aquelas que compram para entregar o livro para o marido, até aquelas que têm um amigo que está solteiro e compram para ajudá-lo na conquista de uma namorada. Fiquei muito feliz com esse tipo de feedback.

 

OP - Como surgiu seu interesse pela gastronomia?

Guga - Veio de família. Sou alagoano, cresci em Maceió. A gente sempre foi uma família muito gourmet, minhas memórias são de festas regadas a muitas comilanças, tanto da parte paterna quanto materna. Minha vó era uma chef, uma cozinheira muito famosa. Tive a sorte de passar minha infância muito próximo a ela. E ela me botava para bater chantilly, bater claras em neve... E eu fui tomando gosto. Com 14 anos, sem perceber, já tinha sido apresentado à toda base de doce da culinária francesa.

 

OP - Você é casado há quatro anos. Você cozinha para sua mulher?

Guga - Todos os dias! (risos). O problema é que viajamos muito, ela é diplomata, aí já viu. Mas quando estamos juntos em São Paulo, onde moramos, faço questão de preparar do café da manhã ao jantar. É um maneira de se declarar a quem se ama.

 

EU NÃO FIZ UM LIVRO PARA O CARA ‘PEGAR’ GERAL...

A IDEIA É AJUDAR OS HOMENS A FAZER UM CARINHO EM SUAS MULHERES,

TRATÁ-LAS BEM ATRAVÉS DE UM CAPRICHO NO CARDÁPIO”


O CARA QUE COZINHA JÁ SAI GANHANDO. JÁ PARTE DEMONSTRANDO UM CARINHO QUE OS OUTROS NÃO TÊM. PODE ATÉ


NÃO SER, MAS JÁ TEM 50% DE CHANCES DE SER UM CARA LEGAL”

 

Perfil

 

Guga Rocha

É alagoano, ariano e tem 37 anos de idade. Um dos quatro apresentadores do programa Homens Gourmet (FOX Life/Bem Simples) e sócio da empresa de consultoria gastronômica para restaurantes Supergourmet. Tem experiências na cozinha em diversos países, como Itália, Portugal, Espanha, Tailândia, Canadá e França. Antes de se dedicar à gastronomia, tentou cursar Direito, Administração de Empresas, Turismo, Filosofia e Marketing. Largou todos os cursos e montou uma banda de rock, a Arcanjo, que abandonou para ser cozinheiro.

 

Serviço

 

Receitas para pegar mulher

Autor: Guga Rocha

Editora: Matrix

Páginas: 224

Preço: R$ 49

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>