[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Eternos marinheiros de primeira viagem | Tendências | O POVO Online
Consumo 24/02/2013

Eternos marinheiros de primeira viagem

A cada dia, consumidores mundiais experimentam inúmeras "primeiras vezes" em sua relação com a oferta de produtos e serviços, num fenômeno identificado como "virgin consumer" - ou, em bom português, "consumidor virgem"
ARTE GUABIRAS
Compartilhar

Você consegue lembrar quando foi a última vez que você teve sua primeira vez? Ok, vamos refazer a pergunta: qual foi a última vez em que você consumiu um produto, um serviço, um aplicativo, ou deparou-se com uma marca que nunca tinha visto antes? Pois é, o turbilhão de novidades que a todo momento são oferecidas na seara do consumo propiciou o surgimento de uma nova tribo, os virgins consumers, ou “consumidores virgens”.

 

É o que aponta o mais recente relatório elaborado pela empresa multinacional de tendências Trendwatching.com, cujo escritório central é sediado em Londres, na Inglaterra.


Intitulado Por que hoje todo o mundo é um Virgin Consumer (e o que isso significa para a sua marca), o relatório indica uma verdadeira explosão no número deste tipo de consumidor, que por mais que já tenha vivência, vê-se todos os dias diante de uma pletora de produtos e marcas pela primeira vez.


O estudo elenca duas características principais desse novo grupo: estes “consumidores virgens” são ávidos por novidades e experientes (apesar disto soar contraditório).


“Os virgins consumers são escolados no consumismo de modo geral. Eles não são sem noção nem são ingênuos”, analisa o relatório do Trendwatching.com. “O que eles não estão é familiarizados com certas marcas, produtos, situações”.


Ao mesmo tempo, o relatório mostra que o desejo de consumir o novo nunca foi tão intenso - daí a avidez ser uma das particularidades dos virgins.


“O apetite dos consumidores pelo que é novo nunca esteve tão alto”, enfatiza o relatório. “A cada hora aumenta o número de consumers dispostos a mergulhar de cabeça para experimentar novos produtos. Isso significa que mais consumidores estão convencidos de que o ‘novo’ irá ajudá-los a melhorar todos os aspectos de sua vida”.


Uma rápida olhadela para o mercado tecnológico e sua incessante sucessão de lançamentos traduz em números da vida real essa avidez (em apenas três dias, foram vendidas 3 milhões de unidades do novo iPad 4 e do iPad mini, por exemplo).


Na verdade, a grande sacada da constatação dos virgins consumers é a possibilidade de mercado que esta tribo abre tanto para novas empresas quanto para antigas: oferecer o novo e fazer desta primeira vez uma experiência inesquecível são as palavras de ordem.

 

E agora


ENTENDA A NOTÍCIA


Entender o que pensam e como se comportam estes “Consumidores virgens” pode ser determinante para o sucesso de algumas marcas, que devem traçar estratégias específicas para dialogar com este novo grupo.

 

Para as marcas adotarem a mentalidade “virgin”


1. MANTENHA A SIMPLICIDADE

Deixe de lado as convenções do setor e versões anteriores de produtos (se você for marca estabelecida) e reimagine o seu produto a partir do zero, de modo que faça sentido para a maneira como os consumidores vivem agora e que seja de uso intuitivo a partir do momento que sai da caixa

 

2 EXPLIQUE A SUA MARCA

Pense em campanhas que respondam a perguntas básicas: Quem é você? Por que você é diferente? O que sua marca diz a respeito dos consumidores que a escolhem?

 

3. NÃO EXIJA COMPROMISSO

Enquanto no passado os “virgins” talvez quisessem uma relação estável, agora muitos preferem um caso de uma noite só. Pense em como dar acesso ao seu produto em vez de apenas vendê-lo

Émerson Maranhão emerson@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>