[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] A sagrada missão da arte | Tendências | O POVO Online
Workshop 12/10/2012

A sagrada missão da arte

Artista plástica japonesa Meera ministra workshops em Fortaleza sobre expressão criativa. Hoje, ela tem encontro marcado com as crianças da Associação Peter Pan; amanhã com um grupo de artistas cearenses
IGOR DE MELO
Meera atualmente orienta o treinamento em pinturas no Osho Meditation Resort, Pune, India, e em Ibiza
Compartilhar

Para se conhecer a artista plástica japonesa Meera (Kasue Hashimoto) é preciso antes saber de sua profunda afeição por certa flor indiana, cuja representação é recorrente em suas pinturas. Estas flores demoram um ano se preparando para desabrochar e, quando o fazem, sobrevivem por apenas cinco horas.

 

“Eu poderia pintar essas flores a minha vida toda. São tão simples, mas quando eu as encontro, elas são tão frescas, tão fortes e vivem tão pouco que eu sinto que se não pintá-las, isso não está certo”, contou Meera, em entrevista exclusiva ao O POVO, enquanto mostrava parte de seus trabalhos recentes.


A artista plástica, que nasceu no Japão e estudou na Espanha, está no Ceará como convidada do Osheanic Festival 2012 e hoje ministra o workshop Vivência e Sensibilização da Expressão Criativa para crianças com câncer atendidas pela Associação Peter Pan. No fim de semana, ela estende a experiência a artistas convidados e a funcionários do Grupo de Comunicação O POVO.

 

Tanto a experiência na Peter Pan quanto o trabalho com os artistas cearenses serão registrados e resultarão em dois livros distintos.

 

“A arte me faz conectar com a vida. Quando as pessoas me perguntam se eu sou uma artista, eu parei de dizer que sim. Porque eu sinto que a arte é muito mais que a gente consegue compreender. A arte é para as pessoas. A arte é uma oração. A arte é uma expressão da vida”, define Meera.

 

A artista tomou por missão devolver às pessoas comuns o fazer artístico. Em seu workshop, ela ministra técnicas de criação que permitem aos participantes experienciar a arte. “Eu sinto que não devemos monopolizar a arte só para pessoas com talento. Assim, o mundo está indo por um caminho errado. Eles tiraram a arte das pessoas. Eu quero devolver a arte para todos. A arte tem que voltar para as pessoas, não só para artistas”.

 

Limpeza
Mas se engana quem imagina que Meera repasse técnicas ou ensine o como fazer. Para ela, o importante é comunicar com o coração e deixar a energia fluir.

 

“Uma vez, ouvi Osho perguntar ‘Qual é a diferença entre pintar e limpar?’ E eu fiquei chocada. Como assim não tem diferença entre pintar e limpar? ‘Na limpeza, você joga a água e passa o esfregão. Na pintura você faz o mesmo no quadro, com tinta e pincel. Qual é a diferença? A diferença vem da experiência e não da ideia’”, explica.

 

E credita ao mestre Osho um ensinamento que explica o que sente hoje em sua missão em Fortaleza.

 

“Nossa vida não é só nosso corpo. Isso eu também aprendi com Osho. E é por isso que eu acho que tenho coragem de ir para essas crianças que estão com câncer e pintar com elas. Eu me sinto honrada de dividir meu trabalho com elas. Porque algumas flores só vivem cinco horas. E elas são mais bonitas que as flores permanentes”. 

 

Serviço

 

Workshop Vivência e Sensibilização da Expressão Criativa
com a artista Meera

Com crianças da Associação Peter Pan
Quando: Hoje, 12, das 11h às 15 horas
Onde: Centro Pediátrico do Câncer (Rua Alberto Montezuma, 350 – Vila União).

Exclusivo para artistas convidados
Quando: Amanhã, 13,
das 10h às 16h30min
Onde: Faculdade Mauricio de Nassau Fortaleza( Av. Aguanambi, 251 – Fátima)
Exclusivo para funcionários O POVO
Quando: Domingo, 14, 10h às 16h30min
Onde: Faculdade Mauricio de Nassau Fortaleza( Av. Aguanambi, 251 – Fátima)
Apresentação – ao vivo - da artista Meera Hashimoto
Quando: Terça-feira, 16, às 19 horas
Onde: Espaço O POVO
de Cultura & Arte (Av. Aguanambi, 282, Joaquim Távora – sede do O POVO)
Aberto ao público /Entrada franca
Outras informações: (85) 3255 6270 

Émerson Maranhão emerson@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>