[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] A iniciativa é delas | Tendências | O POVO Online
Comunicação 20/04/2012

A iniciativa é delas

Estudo internacional revela que mulheres jovens se comunicam mais com sexo oposto do que os homens. O levantamento feito a partir de ligações e mensagens de SMS mostra que até os 45 anos parte muito mais delas a iniciativa em se comunicar com eles, que o contrário
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar

Mulheres em idade reprodutiva passam mais tempo se comunicando com o sexo oposto do que os homens, um comportamento que muda à medida que envelhecem, quando elas voltam sua atenção para as mais jovens, revelou um estudo publicado ontem, baseado no rastreamento de mais de três milhões de telefonemas e mensagens de SMS.

 

As descobertas sustentam a teoria evolucionária sobe o papel da mulher na sobrevivência dos genes, segundo a pesquisa feita por cientistas de Grã-Bretanha, Finlândia, Estados Unidos e Hungria.


Os cientistas rastrearam a origem e o destino de telefonemas celulares e mensagens de texto entre 3,2 milhões de pessoas durante sete meses.


Segundo a pesquisa, publicada no periódico Scientific Reports, a rede mutável de contatos revelou como as estratégias sociais de homens e mulheres mudam com o tempo.


O estudo “sugere que a estrutura íntima das redes sociais humanas é muito mais impulsionada pelos interesses femininos do que pelos masculinos”, explicou Robin Dunbar, do Instituto de Antropologia Cognitiva e Evolutiva da Universidade de Oxford.


“Os homens são mais casuais em seus relacionamentos sociais, enquanto as mulheres conhecem quais são seus objetivos sociais e vão atrás deles”, acrescentou.


Segundo os cientistas, as mulheres passam mais tempo se comunicando com o sexo oposto quando estão em idade reprodutiva. Após os 45 anos, elas tendem a voltar sua atenção para mulheres bem mais jovens, supostamente uma filha, enquanto seu foco se volta para os netos.


Os contatos frequentes da maioria dos homens acompanhou o da esposa ou namorada durante toda a sua vida, embora eles tenham telefonado menos do que suas mulheres.


O co-autor do estudo, Kimmo Kaski, da Universidade Aalto, na Finlândia, afirmou à AFP que talvez os resultados fossem “algo óbvio”, mas ressaltou que esta é a primeira evidência extraída de dados reais.


Ao realizar o estudo, os cientistas sabiam apenas a idade e o gênero dos indivíduos, a duração de seus telefonemas e o número de mensagens enviadas, além dos códigos postais.


As informações foram fornecidas por uma companhia telefônica não identificada de um país europeu. As identidades das pessoas e outros dados foram preservados.

 

Como

ENTENDA A NOTÍCIA


Durante sete meses, os cientistas monitoraram a origem e o destino de telefonemas celulares e mensagens de texto de 3,2 milhões de pessoas, sabendo apenas a idade e o gênero dos indivíduos.

Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>