[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] O custo do Carnaval | Política | O POVO Online
Ponto de vista 22/01/2015

O custo do Carnaval

notícia 10 comentários
Compartilhar


Henrique Araújo, editor adjunto de Conjuntura

 

Não se trata apenas de suspender o repasse de dinheiro para o Carnaval, decisão de resto louvável, mas discutível também. Afinal, de quanto é a economia? O Governo assegura que ainda não sabe. Então cortou às escuras, sem uma base segura de cálculo? Cortou intuitivamente? A crer na resposta oficial, sim. Eliminou gastos mais por pressão política e por entender que, numa semana em que a Funceme divulgou prognóstico de escassez de chuvas e agravamento da seca, cairia bem o anúncio. Decretar que o dinheiro originalmente destinado a festas será agora investido contra a seca é, sob qualquer ponto de vista, uma medida simpática. Renderá dividendos políticos? Talvez. Convém, no entanto, perguntar: o Governo apresentará um plano de manejo desses caraminguás economizados ao custo da folia? Terá claramente uma noção do que fazer com cada centavo? Quantas cisternas de placa, carros-pipa e adutoras o fim do repasse ao Carnaval garante? E mais: outros eventos do calendário cultural com investimento do Estado passarão pela mesma lógica de corte? Inaugurações de obras públicas também? Cachês vultosos para aberturas de hospitais ou centros de eventos são coisa do passado ou podem se repetir? Cortar dinheiro do Carnaval é muito fácil. Há outros cortes, mais volumosos e infinitamente mais complexos. Serão feitos?

Compartilhar
espaço do leitor
Déborah Martins 23/01/2015 08:33
O motivo da decisão é louvável, sim, mas ano passado, o prefeito de Fortaleza também cortou as verbas do carnaval e, aos olhos gerais, não fez nada com a ''poupança'' pois o problema só está agravando a cada ano. Cadê, então?
Diógenes 23/01/2015 07:52
Que editorial chula, discutível da parte de quem? Um Estado pobre atravessando uma seca dessa cada centavo economizado é importante.
Luiz 22/01/2015 17:14
Está de parabéns o Governador Camilo Santana. É contra o bom senso "torrar" dinheiro em época de grandes dificuldades.
Ailton Lima Sousa 22/01/2015 17:01
Está certo o governador. A situação está difícil e é necessário cortar tudo que for possivel. Se ele não cortasse os caraminguás, também seria criticado.
Ailton Lima Sousa 22/01/2015 16:57
Está certo o governador.A situação do Ceará é difícil e preciso poupar. Se fosse o contrário também seria criticado.
Ver mais comentários
10
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>