[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Camilo articula com governadores do Nordeste novo movimento pela CPMF | Política | O POVO Online
RECRIAR TRIBUTO 02/12/2014

Camilo articula com governadores do Nordeste novo movimento pela CPMF

O movimento procura ampliar o financiamento da saúde, preocupação que o governador eleito do Ceará já expressou. A base da mobilização são os estados do Nordeste. Tentativa anterior de recriar o tributo fracassou
notícia 29 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18933, 'email': 'ingridrodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Ingrid Coelho'}
Ingrid Coelho ingridrodrigues@opovo.com.br
JOSÉ WAGNER/DIVULGAÇÃO
Reunião na noite de quinta-feira, com governadores e parlamentares do Nordeste, no Gran Marquise, em Fortaleza
Compartilhar

 

Começou em Fortaleza, na semana passada, articulação de governadores eleitos pelo PT no Nordeste para recriar a Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF). O governador eleito do Ceará, Camilo Santana, está na linha de frente da mobilização, que foi levada à presidente Dilma Rousseff (PT) na última sexta-feira, 28, na capital cearense.


A finalidade do novo tributo seria financiar a saúde, preocupação que Camilo já tem apontado para a próxima administração, diante da construção e inauguração de equipamentos no setor.


Embora essa já tenha sido a justificativa para criar a CPMF, no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Mas as finalidades foram ampliadas e passaram a incluir previdência e combate à pobreza. Sempre houve críticas de que o tributo estava sendo desvirtuado.


A não renovação da CPMF, no fim de 2007, foi a maior derrota que o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu no Congresso Nacional. Já no ano seguinte, teve início um primeiro movimento para recriar tributo similar, com o nome de Contribuição Social para a Saúde (CSS). Em 2011, já no governo Dilma Rousseff (PT), a proposta foi rejeitada na Câmara dos Deputados.


Articulação

O novo movimento, deflagrado em Fortaleza, foi noticiado ontem pelo jornal Folha de S.Paulo. Além de Camilo, encamparam a proposta os governadores eleitos da Bahia, Rui Costa, e do Piauí, Wellington Dias. Já com o aval de Dilma para ser levada adiante, a ideia será apresentada aos demais governadores eleitos no Nordeste no próximo dia 9.

 

Transações financeiras

A CPMF era tributada automaticamente a cada transação bancária. Ficou conhecido como “imposto do cheque”, pois essa era a principal forma de movimentação sobre o qual incidia na época em que foi criado.

 

Inicialmente, vigorou no ano de 1994, como Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF), no governo Itamar Franco. Foi criado como CPMF em 1997, na gestão de Fernando Henrique Cardoso. Existiu até 2007 quando, após várias prorrogações, o tributo provisório não foi mais renovado.


O POVO entrou em contato com a assessoria de Camilo Santana para comentar o assunto. O governador eleito, no entanto, encontra-se em viagem e não havia se pronunciado sobre a articulação.

 

> TAGS: dilma ceará saúde
Compartilhar
espaço do leitor
Lunga Jr 03/12/2014 13:34
Canalhice total, deveria ter dito isto antes dos idiotas escolherem o governador deste aquário lindo e maravilhoso. Mas como ele mesmo disse que o Ceará é o paraíso vai precisar de mais dinheiro para que mesmo? Outro aquário em Barbalha? Não duvidem.
Antonio Pinheiro 03/12/2014 11:25
Votou na preidenta, agora aguenta! rsrsrsrs
Antonio Pinheiro 03/12/2014 11:25
Governo Novo, novas ideias, Dilma presidenta! hauhauahuahauahuahauahua
Balbino 03/12/2014 07:29
é 13 é 13 é 13 é 13 é 13 é 13 é 13 é 13 é 13 é 13 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
MARKUS 03/12/2014 05:53
SENHOR CAMILO,VAMOS TRABALHAR,PROCURANDO CLONAR IMITAR IMPOSTO JÁ FORA DE COMBATE...VAMOS CRIAR INOVAR COM COISAS QUE NÃO ONERE MAIS ... REDUZA SEUAS DESPESAS...GENTE SEM TRABALHAR GANHANDO... OLHA A VOLENCIA,VAMOS DAR UM AUMENTO SUBSTANCIOSO AOS POLICIAIS CIVIL E MILITAR.SOMOS A SEGUNDA OBG MARKUS
Ver mais comentários
29
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>