/O POVO/DATAFOLHA/ 22/09/2014

Dilma lidera no Ceará; Marina cai 6 pontos e Aécio sobe 5

Nova pesquisa O POVO/Datafolha mostra que a presidente Dilma (PT) mantém liderança com folga no estado, com 58% das intenções de voto. Já Marina (PSB) caiu seis pontos e está com 18%, enquanto Aécio chegou a 9%
notícia 50 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18933, 'email': 'ingridrodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Ingrid Coelho'})
Ingrid Coelho ingridrodrigues@opovo.com.br


Terceira rodada da pesquisa O POVO/Datafolha revela que Dilma Rousseff (PT) lidera disputa presidencial no Ceará com 58% das intenções de voto. Em segundo e terceiro lugar, respectivamente, Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) “trocaram” eleitores: enquanto a ambientalista caiu seis pontos e hoje teria 18% dos votos cearenses, Aécio subiu cinco pontos e alcança 9%. Com o resultado, o Ceará fica entre os Estados onde Dilma possui maior votação.


Único outro candidato a pontuar no Estado foi Pastor Everaldo (PSC), com 1%. Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (Psol), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) não pontuaram. Brancos e nulos somaram 5%, já indecisos são 8%.


No último levantamento nacional feito pelo Datafolha e divulgado nesta sexta-feira, 19, Dilma Rousseff lidera disputa com 37%. Ou seja, mais de vinte pontos a menos do que possui no Ceará. O índice cearense é maior até do que a média do Nordeste, região em que a petista possui maior vantagem, com 49% das intenções de voto.


Na comparação com a última pesquisa, apenas Marina e Aécio oscilaram acima da margem de erro, de três pontos para mais ou para menos. No levantamento divulgado há duas semanas, Dilma aparecia com 57%, um ponto a menos que agora. Eleitores indecisos e votos brancos e nulos também oscilaram positivamente um ponto cada.


2º turno

A nova pesquisa também fez duas simulações de segundo turno com os eleitores cearenses. Em cenário com Marina Silva, a presidente Dilma tem 64% das intenções de voto, contra 27% da candidata do PSB. Brancos e nulos somam 4%, já indecisos são 5%. Resultado representa crescimento de quatro pontos de Dilma da última pesquisa, que apontava 60% contra 27%.

 

No segundo cenário, entre Dilma e Aécio, a petista segue na liderança com 66%, contra 23% do tucano. Nesse caso, no entanto, Dilma oscilou três pontos para baixo, com Aécio crescendo quatro pontos. Brancos e nulos caíram de oito para cinco pontos, com indecisos oscilando de cinco para quatro pontos.


Essa é a terceira pesquisa de uma série realizada pelo O POVO em parceria com o jornal Folha de S. Paulo. Ela ouviu 1,2 mil eleitores com em 47 municípios do Ceará, entre os dias 18 e 19 de setembro.


O levantamento baliza a situação dos candidatos no início da reta final da disputa, com um mês de campanha em rádio e TV e pouco mais de duas semanas até a eleição. A pesquisa foi registrada no TSE sob os números CE-00022/2014 e BR-00695/2014. (Carlos Mazza - carlosmazza@opovo.com.br)

 

espaço do leitor
carneiro 28/09/2014 16:21
Escolha seu presidente ? Dilma -->Representante do PT - Partido dos Trabalhadores Q piada ,Salario Mínimo Saiu da faixa dos 700 Reais? Prestem Atenção Mulheres Apenas Representam Os lideres dos PARTIDOS ok ,Eles mandam em Oculto^^ Oque O PT faz para os trabalhadores em 4 anos ? aécio neves não Us
cristiane 27/09/2014 20:27
ceara quando acabar o bolsa familia quem podera te socorrer o chapolim colorado sou aecio para mudança
Julio Sarmento Junior 26/09/2014 22:18
É uma vegonha. Um bando de analfabeto que fica feliz com uma esmola oficial decidindo as eleições.
Luis 26/09/2014 11:00
A ignorância e pobreza geram esse tipo de dependência do governo. Pobre Ceará.
João Batista De Albuquerque Nogueira 26/09/2014 07:21
Lamentável que um povo tão honesto vote no partido mais corrupto dos últimos 514 anos, em troca de um bico de pão.Formei-me em 78, estudando em faculdade pública. Meus impostos e de todos os brasileiros, pagaram. Não foi de graça...
Ver mais comentários
50
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>