/CAMPANHA NA TV/ 25/08/2014

Candidatos buscam imagem de realizador e de gestor de sucesso

Enquanto Camilo Santana se exibe como executor de ações no campo e na cidade, Eunício Oliveira busca passar imagem de empresário bem sucedido que pode cuidar com igual êxito das demandas do Estado
notícia 1 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18933, 'email': 'ingridrodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Ingrid Coelho'})
Ingrid Coelho ingridrodrigues@opovo.com.br


Os primeiros programas no horário eleitoral dos dois candidatos ao governo estadual com coligações mais robustas deram mostras de suas estratégias nessa primeira fase de campanha televisiva. Enquanto Camilo Santana (PT) é apresentado como realizador em mais de uma frente da administração que representa, Eunício Oliveira (PMDB) busca passar a imagem de empresário bem sucedido que pode cuidar com igual êxito das demandas do Estado.


“A propaganda do Camilo ressaltada a participação dele na gestão. Mas a maneira como isso é apresentado transmite a impressão de que o Camilo fez tudo. Mostra as realizações do Cid como se fossem dele. Houve certo exagero. Não sei como o eleitor vai entender isso”, diz Rejane Vasconcelos, pesquisadora do Laboratório de Estudos Sobre Política, Eleições e Mídia da UFC.


O coordenador do curso de Ciências Políticas da Unifor, Francisco Moreira Ribeiro, considerou “amarrado ao passado” o modelo de propaganda de Camilo. “É apoiado no discurso do passado: ‘sou o candidato do fulano, fiz parte do governo, fulano me convidou para assumir pasta tal’. Até agora só aparece isso. Mas e quanto ao que precisa ser feito de novo?”


Sertanejo na Capital

No caso de Eunício, Rejane salienta o destaque dado à trajetória do menino pobre que alcançou o sucesso na empresa privada. Com isso, ela observa, Eunício busca neutralizar a imagem que vem sendo usada contra ele pelo secretário estadual da Saúde, Ciro Gomes (Pros), e pelo prefeito Roberto Cláudio (Pros), entre outros adversários seus neste ano.

 

“Não é se defender por ser rico, é tomar a favor dele o que soa como acusação”, afirma a pesquisadora. “O que o programa de Eunício diz é: ‘sim, sou rico, mas ganhei a vida com o meu trabalho’. Ele faz supor que quem é bom gestor privado será também bom gestor do Estado”.


Para Ribeiro, os programas de Eunício estão “mornos” se vistos de uma perspectiva opositora, fato que segundo ele pode ser explicado pela liderança do candidato nas pesquisas e pelo cuidado de não queimar pontes políticas. “Pode ser que isso se deva ao desejo dele de no futuro fazer aliança com alguns setores”. (Bruno Pontes)

 

Candidatos

 

Aílton Lopes

O candidato do Psol seguiu a linha característica de seu partido ao usar o horário eleitoral para confrontar ideologicamente as demais candidaturas e pregar a necessidade do socialismo.

 

Camilo Santana

Petista apresentou ações que coordenou como secretário de Desenvolvimento Agrário e como secretário das Cidades no governo Cid Gomes. Também destacou parcerias com o governo Dilma Rousseff.

 

Eliane Novais

Por enquanto, os programas da candidata do PSB serviram principalmente para homenagear o falecido candidato do partido a presidente da República, Eduardo Campos.

 

Eunício Oliveira

Peemedebista destacou infância pobre no interior e escalada de sucesso como empresário. Criticou desempenho do governo Cid em setores como segurança, saúde e convivência com seca

 

SERVIÇO

 

Horário eleitoral na TV

TV: segunda a sábado, de 13h as 13h25 e de 20h30 as 20h55

 

espaço do leitor
Flavio Tomaz 25/08/2014 19:49
Calma CIRO não é por aí, quando o Eunício estava com você na eleição de senador e prefeito o Eunício era homem sério. Por quê só agora você vem dizer isso. Você deveria falar também do avião que o CID usava com recursos povo para viajar inclusive com a mãe dele. E o caso dos banheiros.
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>