PMDB 24/05/2014

PT Nacional não deve liberar palanque duplo, diz Guimarães

Declaração ocorre no dia em que setores "rebelados" do PT se reuniram para tratar de possível apoio a Eunício. Segundo Guimarães, PT nacional não deve liberar filiados para apoiar PMDB mesmo em aliança com Pros
notícia 2 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 18796, 'email': 'carlosmazza@opovo.com.br', 'nome': 'Carlos Mazza'})
Carlos Mazza carlosmazza@opovo.com.br
DIVULGAÇÃO
Encontro girou em torno das sucessões estadual e nacional


Vice-presidente nacional do PT, o deputado federal José Guimarães (PT) disse ser muito difícil que Executiva do partido em Brasília “libere” seus filiados para apoiarem dois palanques distintos no Ceará. Na manhã de ontem, vereadores petistas de Fortaleza se reuniram com Eunício Oliveira (PMDB), onde trataram sobre possível apoio ao peemedebista mesmo em cenário de aliança entre o PT e candidato do Pros no Estado - sem o PMDB na chapa.

 

“Essa questão, de dois palanques já aconteceu em 2010 no Maranhão. Lá, um grupo do PT se recusou a apoiar o Sarney, e o PT nacional liberou ele para apoiar outro candidato da base aliada. Como aqui são dois palanques aliados, isso pode acontecer”, disse o vereador Ronivaldo Maia (PT), integrante do grupo de Luizianne Lins (PT) na legenda.

 

A avaliação do petista, no entanto, é questionada por José Guimarães - um dos mais influentes na Executiva Nacional petista. “Acho muito difícil a Executiva apoiar essa liberação. Queremos conversa, diálogo, que sempre foi o melhor caminho. Mas hoje o partido preza muito por sua centralidade, em buscar coesão e dialogar. Isso de dois palanques, nunca foi tratado, nunca teve isso”, diz.

 

Sobre o fato de a liberação já ter ocorrido em 2010, Guimarães foi categórico: “Isso é passado. Não foi na época do Rui (Falcão, presidente nacional do PT), que é muito partidário. Já cometemos tantos erros com essa coisa de ficar liberando, acho que hoje o PT já tem centralidade”.

 

Apesar de “cortar o barato” de luiziannistas, Guimarães evita confirmar qual partido, entre Pros e PMDB, o PT deve priorizar para alianças neste ano. “Vamos seguir no diálogo”, diz. Apesar do tom evasivo, o deputado é dado - até mesmo entre petistas - como figura certa no palanque do Pros neste ano.

Eunício e petistas
Na manhã de ontem, Eunício esteve reunido com os vereadores Guilherme Sampaio, Ronivaldo Maia, Acrísio Sena e Deodato Ramalho. Dos quatro, apenas Acrísio é favorável ao apoio do PT a candidato do governador Cid Gomes à sucessão estadual.

 

De acordo com Guilherme, a conversa girou em torno das articulações para a campanha política de 2014, principalmente em relação à reeleição de Dilma Rousseff (PT) a presidência da República e no interesse de Eunício em ser candidato ao Executivo.

 

Apesar de buscar apoio dos vereadores petistas que, na Câmara Municipal, fazem oposição à aliança Pros-PMDB, a relação na Casa Legislativa não foi ponderada. “Essa situação em torno de Fortaleza é muito sintomática”, pontuou Ronivaldo (colaborou Jéssica Welma).

 

SERVIÇO

 

PT - Ceará
Onde: Av. da Universidade, 2189, Benfica - Fortaleza
Fone: (85) 3454-1313 

 

Saiba mais

 

A ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), exerceu pela primeira vez a sua formação de jornalista e estreou nesta sexta-feira, 23, na TV União, o programa Novos Olhares. O tema inaugural do programa não poderia ser outro: Política.

Não houve, no entanto, ataques à gestão do prefeito Roberto Cláudio (Pros) ou ao governador Cid Gomes (Pros).

A também professora do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará apresentou um programa didático, ao falar sobre Política, desde a Grécia antiga aos tempos atuais.

 

espaço do leitor
Ana Paula L. Cavalcante 24/05/2014 20:46
Início do governo Cid um inspetor/escrivão ganhava em torno de 40% de um delegado.Hoje com muito esforço alcançamos 20%.Agora deixo a pergunta: qual o resultado efetivo no combate à violência que trouxe essa política de valorização de apenas uma categoria.Que venha outubro, a resposta virá nas urnas
Gustavo Simplicio 24/05/2014 06:57
Os maiores aliados da oposição serão os Policiais, esse governo só olhou para os delegados de Policia e esqueceu do restante, somos a imensa maioria e daremos a resposta nas urnas, garanto que nenhum Soldado, Inspetor, Escrivão, Aux. de Pericia e familiar que tenha vergonha na cara vai votar no PROS
2
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>