[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Seminário discute o direito à memória e a verdade | Política | O POVO Online
Justiça Federal 24/10/2013

Seminário discute o direito à memória e a verdade

O evento ocorre no momento em que a comissão da verdade está em atividade, gerando maior repercussão
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18902, 'email': 'katy@opovo.com.br', 'nome': 'Katy Ara\xfajo'}
Katy Araújo katy@opovo.com.br
Compartilhar


A Justiça Federal no Ceará promove hoje e amanhã o seminário “Direito à memória e a verdade”. O evento reúne instituições ligadas ao tema, com o intuito de ampliar a discussão para a questão da justiça. O seminário, organizado pela Escola de Magistratura Federal da 5ª Região - Seccional Ceará reúne representantes da Comissão Estadual da Verdade (RJ), da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SDH) e da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que debaterão os direitos dos desaparecidos e mortos no período ditatorial.


O juiz federal Ricardo Aguiar de Arruda, coordenador do evento, afirma que o seminário ocorre no momento em que a comissão da verdade está em plena atividade, gerando assim uma maior atenção para o assunto. “O seminário propõe uma análise da chamada “justiça de transição”, discutida nos países da América do Sul, sobre a Comissão da Verdade (que está em atividade), o caso Araguaia, o papel da igreja no período autoritário e as possibilidades de superação da Lei da Anistia”, explicou.


O juiz ainda informou que o seminário vai contar com depoimentos de vitimas da ditadura no Ceará e de um coronel para fazer contra ponto e contar o outro lado da história. Entre os temas que o seminário pretende debater, estão: a Comissão Nacional da Verdade, a Lei da Anistia, a repressão no Ceará e o Direito Fundamental à Verdade.


O debate ocorre também no momento em que estão sendo ajuizadas ações penais, a respeito da Lei da Anistia, para punir os responsáveis pelos desaparecimentos de pessoas no período da ditadura. As ações ocorrem sob o argumento de esses delitos terem a natureza permanente. “A Justiça Federal não poderia ficar de fora desse debate, já que o tema é de extrema importância para a sociedade em geral”, enfatizou Ricardo Aguiar.


SERVIÇO

 

Seminário “Direito à memória e a verdade”

Quando: Hoje e amanhã

Onde: Auditório da JFCE - Praça Murilo Borges, s/n - Centro


Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>