[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] MP oficializa pedido de explicações sobre existência de milícia na PM | Política | O POVO Online
Milícias e protesto de mulheres 28/05/2013

MP oficializa pedido de explicações sobre existência de milícia na PM

SSPDS e comando da PM tem 40 dias para se pronunciarem sobre possível existência de milícias e grupos de extermínio no âmbito da corporação, bem como investigar o envolvimento de policiais em recente protesto de mulheres
THIARA NOGUEIRA/ESPECIAL PARA O POVO
O ex-governador Ciro Gomes denunciou a existência de uma milícia dentro da PM, que teria como líder o vereador Capitão Wagner (PR)
Compartilhar

 

O promotor Joathan Machado, da Promotoria de Justiça Militar do Ministério Público do Ceará (MP-CE), encaminhou ontem à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) o pedido de abertura de procedimento administrativo para investigar a possível existência de milícias e grupos de extermínio atuando dentro da Polícia Militar. O pedido foi motivado por declarações do ex-governador Ciro Gomes (PSB) no último dia 20, publicadas no O POVO, acusando o vereador Capitão Wagner Sousa (PR) de comandar milícia ligada ao narcotráfico na PM. “Estamos achando essa milícia um a um e vamos cortar a cabeça dessa cobra”, disse Ciro.


Também ontem, o promotor enviou pedido ao comando da Polícia Militar, solicitando a abertura de Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar o envolvimento de militares no protesto de mulheres no último dia 12 de maio. Neste dia, cerca de 50 mulheres impediram a saída de policiais do Batalhão de Eventos da PM que iriam ao Estádio Presidente Vargas para reforçar o esquema de policiamento montado com 660 homens para o jogo entre Ceará e Fortaleza. O promotor se baseou, para pedir o IPM, em vídeo veiculado nas redes sociais, no qual o vereador Capitão Wagner estaria dando suporte à manifestação


As duas instituições têm prazo de até 40 dias para apurar as denúncias e remeter as informações ao MP. A partir daí, o promotor irá se pronunciar, podendo pedir novas investigações ou arquivar os casos. Em relação ao possível envolvimento de policiais no protesto das mulheres, se for comprovado a participação de PMs, poderá vir a ser aberto um processo penal.


Novo capítulo

O envio dos pedidos à SSPDS e ao comando da PM, trata-se de mais um capítulo na tensa relação entre o governo do Estado e o vereador capitão Wagner, uma das lideranças dos PMs. Os policiais cobram do poder público o não atendimento de reivindicações da categoria ainda decorrentes da última paralisação, ocorrida entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012. O clima de tensão ganhou novo componente quando o ex-governador Ciro Gomes, irmão do atual governador, partir para o ataque contra o capitão Wagner, acusando-o de ter ligação com milícias e grupos de extermínio. Depois dos ataques, porém, Ciro e a cúpula da SSDPS silenciaram sobre as denúncias. Já o capitão Wagner assume que esteve no protesto das mulheres, mas, segundo ele, ali esteve pedindo para que liberassem a saída dos militares para jogo. 

 

Como


ENTENDA A NOTÍCIA


A tensão entre a cúpula da SSPDS e as lideranças dos militares, tendo no vereador Capitão Wagner o seu principal expoente, aumentou com as recentes suspeitas levantadas pelo ex-governador Ciro Gomes.

 

SERVIÇO

 

Centro de Apoio Operacional Criminal, da Execução Criminal e do Controle Externo Atividade Policial (PGJ)

Onde: Rua 25 de Março, 280, Centro

Telefone: 3452-3716


Saiba mais


Perguntas sem respostas


- Existe algum a investigação em andamento na Secretaria de Segurança Pública do Estado sobre a existência de milícias ou grupos de extermínio na PM?


- Se sim, como um cidadão sem qualquer função pública como Ciro Gomes conseguiu obter informações sobre tal procedimento?


- Se não, com que base o irmão do governador acusa a existência de grupo ligado a criminosos e ao narcotráfico na tropa?


- Quais providências estão sendo tomadas sobre a participação de Capitão Wagner em atividade que tentou bloquear a saída de PMs para a segurança do clássico-rei?

 

Compartilhar
espaço do leitor
Antônio Santiago 28/05/2013 16:46
Qd o capitão denunciou a existência grupo de extermínio o promotor tava d férias ou oq? É pq só agora ele ficou sabendo? Estranho, né?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Augustão 28/05/2013 12:07
Minha nossa! o cara de novo???? É funcionário com certeza desse jornal.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
joaopaulosc 28/05/2013 09:42
O próprio Capitão Wagner disse após ser eleito, na rádio O Povo, que existia grupo de extermínio dentro da Polícia Militar. E o MP fez o quê em relação a tal declaração? Porra nenhuma. Vão se lascar.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
fhc 28/05/2013 09:33
começou os babões, os mama na egua!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Sid 28/05/2013 09:25
EITA QUE O NEGOCIO TA ESQUENTADO SE CUIDA CAP. WAGNER
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
12
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>