[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Maioria dos deputados ouvidos é contra PEC 37 | Política | O POVO Online
Bancada cearense na Câmara 30/04/2013

Maioria dos deputados ouvidos é contra PEC 37

A PEC 37 tira do MP o poder de realizar investigação criminal, restringindo esse procedimento às polícias Civil e Federal
Compartilhar


Dos 22 deputados federais do Ceará, 10 se dizem contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que tira do Ministério Público o poder de realizar investigação criminal. Parte da bancada, porém, não tem opinião formada sobre o assunto e faz ressalvas à atuação do MP. Coordenador da bancada cearense no Congresso, Antonio Balhmann (PSB) se declara favorável a que o Ministério Público promova investigações, mas afirma que o órgão “muitas vezes comete injustiças, principalmente quando expõe publicamente pessoas que ainda não foram julgadas.”


Para Manoel Salviano (PSD), o recente afastamento de Cirilo Pimenta (PSD) da prefeitura de Quixeramobim, após operação do Ministério Público e da Polícia Civil, pode influir na avaliação que os parlamentares façam da PEC. Segundo o MP, a gestão de Pimenta fraudou licitações da ordem de R$ 6 milhões.


“Nunca vi isso na história do mundo: cassar prefeito, vice e secretários com o processo de licitação ainda acontecendo. Esse caso do Cirilo vai afetar as decisões dos deputados”, afirma Salviano, que aguarda decisão do PSD sobre a proposta de emenda. Arnon Bezerra (PTB) também só terá posição quando seu partido tiver. “Respeito muito o Ministério Público. Não sou contra a investigação, e sim contra a condenação sem provas, sem julgamento”.


PT e PMDB

Dos cinco deputados do PMDB, só Mauro Benevides se declara contra a PEC. Aníbal Gomes e Mário Feitoza aguardam instruções do partido. A assessoria de Danilo Forte disse ao O POVO que ele não falaria sobre o assunto. Genecias Noronha não respondeu até o fechamento desta página.

 

Dos cinco petistas, Artur Bruno e Eudes Xavier declaram voto contra. Ilário Marques e José Airton Cirilo afirmam estar esperando orientação do PT. José Guimarães, líder do partido na Câmara, diz ser contra a PEC, mas opina que as funções do MP precisam ser debatidas “sob a luz de conceitos como a presunção da inocência e o trânsito em julgado, elementos fundantes do estado democrático de direito”.


Também se disseram contrários à proposta os deputados Ariosto Holanda e Edson Silva (ambos do PSB), André Figueiredo (líder do PDT na Câmara), Chico Lopes (PCdoB) e Raimundo Gomes de Matos (PSDB).


O POVO procurou todos os 22 deputados federais do Ceará nas últimas quinta, sexta e segunda-feira. Genecias Noronha (PMDB), Gorete Pereira (PR), Vicente Arruda (PR), João Ananias (PCdoB) e José Linhares (PP) não responderam até o fechamento desta matéria.

 

E agora


ENTENDA A NOTÍCIA


A PEC 37, do deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e por uma comissão especial. Deverá ser votada em plenário em junho. Se aprovada ali, segue para o Senado.

 

SERVIÇO

 

Câmara dos Deputados

Site: http://www2.camara.leg.br/

Telefone: 61) 3216-0000 / 0800 619 619


Multimídia


A bancada cearense e a votação na PEC 37, que limita dos poderes do Ministério Público, é o Tema do Dia na cobertura de hoje dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO. Confira:


Para escutar: Na rádio O POVO/CBN (FM 95,5), o tema será discutido no programa Grande Jornal, às 9 horas, e/ou no programa Revista O POVO/CBN, às 15 horas. Na rádio Globo/O POVO (AM 1010), o tema será discutido no programa Manhã do POVO, às 10 horas.


Para ver - A TV O POVO trará uma matéria sobre o tema no O POVO Notícias, às 18h30min. Assista à programação pelo canal 48 (UHF e TV Show) e 23 (Net).


Para ler e opinar: acompanhe a repercussão entre os internautas na página do O POVO Online no facebook (www.facebook.com/OPOVOOnline ) e no portal O POVO Online (www.opovo.com.br)

 

Bruno Pontes politica@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Jose Edson A. Gadelha 25/06/2013 12:54
Os indefinidos apostam na premícia do voto secreto.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
EDELCIA ARAUJO 01/05/2013 23:38
Aproveito o espaço prá anunciar a minha indignação, não só apenas com o PEC37, que é fruto de um país que se preocupa em manter a corrupção parlamentar, Cada povo tem o parlamento que merece, meu país tem esse povo, pena, um pesar quase lacrimal, mas juro que acredito que um dia isso vai acabar, "Tudo passa" quem sabe isso tb vai passar.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Dj Braguinha 01/05/2013 17:54
Danilo Forte, sempre se eximindo de "questões polêmicas"... Ah, tá.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Dj Braguinha 01/05/2013 17:54
Danilo Forte, sempre se eximindo de "questões polêmicas"... Ah, tá.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Zé Bob 30/04/2013 15:30
Minha resposta a esses "pseudorepresentantes" e reais parasitas da Nação será nas urnas. Vamos votar certo...cuidado para não votar nestes.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
11
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>