[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] MP do Ceará tenta atrair apoio da população contra PEC 37 | Política | O POVO Online
Manifestação 22/04/2013

MP do Ceará tenta atrair apoio da população contra PEC 37

Com adesivos e folhetos, procuradores e promotores fizeram ato na Praia do Futuro para criticar proposta que tira do MP poder de investigação
TATIANA FORTES
O cruzamento das avenidas Santos Dumont e Zezé Diogo, na Praia do Futuro, foi o local escolhido por membros do Ministério Público para ato contra a PEC 37
Compartilhar


O Ministério Público do Estado do Ceará promoveu na manhã deste domingo, 21, na Praia do Futuro, ato contra a Proposta de Emenda à Constituição 37, chamada por seus opositores de “PEC da Impunidade”, que tira do Ministério Público o poder de realizar investigação criminal.


A PEC 37, de autoria do deputado federal Lourival Mendes (PTdoB-MA), delegado da Polícia Civil do Maranhão, proíbe que promotores e procuradores conduzam investigações na esfera criminal, tornando esse procedimento exclusividade das polícias Civil e Federal.


Para o promotor de Justiça Plácido Rios, presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), a aprovação da PEC terá “consequências nefastas” no combate à corrupção. “Seria um retrocesso fragilizar o Ministério Público no atual momento do país. Temos é que fortalecer os órgãos de investigação”, disse.


Agrupados no cruzamento das avenidas Santos Dumont e Zezé Diogo, os integrantes do MP no Ceará distribuíram aos motoristas folhetos com informações sobre a PEC e adesivos de carro com mensagens contrárias à proposta. O procurador-geral de Justiça do Ceará, Ricardo Machado, também participou da manifestação.


“A PEC 37 é um crime contra a República brasileira, na medida em que, com menos investigação, principalmente na área administrativa, permitirá que a impunidade avance ainda mais. E aí mais recursos públicos serão desviados dos seus verdadeiros fins”, afirmou Machado.


A Constituição Federal atribui às polícias a tarefa de promover investigações criminais, mas sem lhes garantir a exclusividade do procedimento. Ou seja: a lei não autoriza explicitamente o Ministério Público a investigar, mas também não proíbe.


Para Lourival Mendes, o MP quer “usurpar” a função dos delegados. “Não me parece sensato um sistema que autorize o Ministério Público a usurpar a principal função da polícia judiciária (investigar), que privilegie a acusação em detrimento da defesa e que permita funções sobrepostas gastando em duplicidade o dinheiro público”, escreveu o autor da PEC 37 em artigo publicado no dia 28 de março passado no site “Congresso em Foco”, intitulado “PEC da Legalidade contra o Estado Terror”.


Ato em Brasília

Na próxima quarta-feira, 24, procuradores e promotores de Justiça de vários estados vão ao Congresso Nacional para entregar a deputados federais e senadores relatório dos eventos contra a PEC 37 realizados nas últimas semanas em todo o país.

 

“Levaremos a voz do Brasil aos congressistas”, disse Machado. “Continuaremos o movimento, porque não há data prevista para a votação da PEC na Câmara e não podemos desmobilizar a sociedade, que já começa a discutir o assunto em padarias, elevadores, praças. Isso é muito bom”.

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


A PEC 37 tramita na Câmara dos Deputados. Se for aprovada lá, ainda passará por votação no Senado. Opositores da proposta têm realizado diversas manifestações pelo País para que a ideia seja barrada no Congresso.

 

SERVIÇO

 

Ministério Público do Estado do Ceará

Onde: Rua Assunção, 1100 - José Bonifácio - Fortaleza.

Telefone: (85) 3452.3769

Site: http://www.pgj.ce.gov.br/

 

Bruno Pontes politica@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Topera 22/04/2013 10:55
Nesse caso, o MP não pode perder essa prerrogativa!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Topera 22/04/2013 10:54
É, Gustavo.. Infelizmente nossas polícias, tanto Civil quanto Federal, têm total dependência financeira e hierarquica com o Executivo. Certas investigações somente poderiam ser feitas por um órgão realmente independente (coisa que nem o Ministério Público é).
Este comentário é inapropriado?Denuncie
J. Gomes Jr. 22/04/2013 10:06
Este deputado que busca fragilizar ainda mais a Justiça deste País no mínimo desse ser um ladrão. Se com todo aparato junto a situação está difícil, imaginem somente pol´cia investigando.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Luis Paulo Aragão 22/04/2013 07:44
Diante dessa politica salarial dos Delegados e vocês policiais civis, parafraseio o grande poeta Vampeta: "O Governo finge que paga bem a vocês, e os policias civis fingem aos Delegados que investigam e elaboram Inquérito a contento".
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Luis Paulo Aragão 22/04/2013 07:42
Enquanto, de um lado, se tem servidores satisfeitos com seus salarios, empolgados em trabalhar e cobrar dos seus subordinados, a fim de dar satisfação ao "Patrão"; do outro lado, se tem policiais civis entristecidos e amargurados com a desigualdade salarial. Resultado: Efetividade Zero.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
10
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>