[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Opositores têm dificuldades para crescer eleitoralmente | Política | O POVO Online
PSDB, PDT E PSOL 24/02/2013

Opositores têm dificuldades para crescer eleitoralmente

Compartilhar


Ao apostar nas bandeiras levantadas pelo PT na década de 80, o Psol encontra dificuldades de crescer eleitoralmente. “Não tem muita novidade para quem acompanha o PT da década de 80. O PT ainda tem campo hegemônico na esquerda”, afirma o cientista político Valmir Lopes. Ele aponta ainda que o Psol tem discurso eleitoral contra os partidos instituídos, mas, do ponto de vista ideológico, é muito atrasado. “O Psol propõe ao futuro um retorno ao passado”, critica.


No caso do PSDB, a dificuldade está na perda de adeptos nos últimos anos. “Na hora em que esse partido perdeu a condição de governo, aqueles que aderiram apenas pela condição de governo se afastaram”, descreveu. A situação dos tucanos é ainda mais complicada, diz Lopes, porque seu projeto não teria muitas diferenças em relação ao formato de Cid.


Rebelde em seu partido, Heitor Férrer, tem capital político muito amplo e, por isso, tem liberdade para ser voz de oposição na Assembleia. ”Em qualquer eleição, o Heitor é bom puxador de votos. Essa postura que ele tem de oposição ferrenha, vem desde a época de Juraci Magalhães (PMDB) e encanta determinados segmentos de classe média”.


O também cientista político Josênio Parente concorda que Heitor Férrer representa uma “joia” para o PDT. No caso do Psol, ele entende que a sigla tem buscado ocupar o espaço que o PT deixou na esquerda, à medida que caminhou mais para a centro-esquerda. “O Psol está buscando oportunidade para dar um salto quando a sociedade for na onda da esquerda”.


Sobre o PSDB, ele destaca o momento difícil que a sigla atravessa nacionalmente, que se reflete no Estado. “O PSDB nacional está perdido, está buscando projeto, mas não encontrou ainda saída. Como a Dilma deu a largada, o PSDB agora vai ter pressa em encontrar, porque ela não pode ficar sozinha muito tempo”. Para ele, como o PSDB está desagregado nacionalmente, aumentam as dificuldades de crescer no País. (LG)

> TAGS: psol psdb pdt
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>