[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Morre ex-primeira dama Marieta Cals | Política | O POVO Online
Luto 21/02/2013

Morre ex-primeira dama Marieta Cals

Marieta era a última ex-primeira dama viva do período dos coronéis no governo do Ceará. Ela morreu aos 87 anos de falência múltipla de órgãos
{'grupo': ' ', 'id_autor': 16695, 'email': 'politica@opovo.com.br', 'nome': 'Marina Solon'}
Marina Solon politica@opovo.com.br
BANCO DE DADOS
Marieta e César Cals, em foto de novembro de 1980, quando ele exercia o cargo de ministro das Minas e Energia
Compartilhar

 

A noite de terça-feira foi o descortinar dos céus para a esposa do ex-governador César Cals, Marieta Cals. Marieta era a última esposa viva dos ex-governadores do Ceará da época do coronelismo político, que contou ainda com Virgílio Távora e Adauto Bezerra. Aos 87 anos ela faleceu no Hospital Regional da Unimed, vítima de falência múltipla dos órgãos. Marieta, mãe de cinco filhos, dentre eles o ex-prefeito de Fortaleza César Cals Neto e o ex-deputado estadual Marcos Cals, estava internada desde o início de janeiro.


No paradoxo da dor, a morte da ex-primeira dama trouxe consigo a beleza da memória. “Mamãe era uma pessoa extraordinária, com o coração do tamanho do Ceará”, rememorou César Neto. Embora nunca tenha exercido cargo público, Marieta foi responsável pela criação de movimentos assistencialistas às pessoas humildes. Fundou a Feira dos Municípios, que durante décadas trouxe à Capital artesanatos e riquezas naturais do interior do Estado, gerando renda às localidades mais distantes.


Durante as enchentes do rio Jaguaribe em 1984, auxiliou o processo de socorro às vítimas, mobilizando com a Defesa Civil campanhas de arrecadação de donativos para as vítimas nas rádios e televisões. “Ela, em cima duma canoa, praticamente iniciou o processo de socorro às vitimas”, diz César Cals Neto. Por sua atuação social, Marieta Cals dá nome a uma escola municipal no Conjunto Palmeiras.


A ex-primeira dama foi enterrada na tarde de ontem no jazigo da família Cals no cemitério São João Batista, localizado no Centro de Fortaleza. Diversas figuras políticas cearenses se fizeram presentes no velório e enterro.


Na Assembleia Legislativa do Ceará, parlamento que já teve Marcos Cals como presidente, deputados fizeram um minuto de silêncio em homenagem à Marieta Cals. “Tenho certeza de que no céu, ao lado do marido César Cals, ela está rogando pelos cearenses”, disse César Neto. César governou o Ceará de 1971 a 1975.

 

Quem


ENTENDA A NOTÍCIA


Marieta Cals foi esposa do ex-governador do estado César Cals. Enquanto primeira-dama do Ceará atuou em projetos assistencialistas à população. Internada desde o início de janeiro, faleceu no último dia 19.

 

Saiba mais


Atuação Social de Marieta Cals

Enquanto primeira-dama do Estado do Ceará, Marieta Cals fundou a Feira dos Municípios. O evento trazia para a Capital artesanatos produzidos no interior do Estado. O objetivo era gerar riqueza e renda para os municípios do interior.

 

Quando os cearenses foram vítimas da enchente que atingiu o rio Jaguaribe, em 1984, Marieta Cals mobilizou, em trabalho conjunto com a Defesa Civil do Estado, campanhas de arrecadação de mantimentos para os desabrigados nas rádios e televisões cearenses.

 

Em razão de sua atuação social enquanto ex-primeira-dama, Marieta Cals foi homenageada pelos cearenses e dá nome a uma escola pública municipal no bairro Conjunto Palmeiras.


Família Política

Além de ser esposa do ex-governador do Estado César Cals, Marieta foi mãe de dois outros importantes políticos cearenses: César Cals Neto e Marcos Cals.

 

César Cals Neto, o mais velho dos cinco filhos de Marieta e César Cals, foi o 40° prefeito de Fortaleza, atuando entre os anos de 1983 e 1985. Foi sucedido pelo ex-prefeito Barros Pinho. Foi também deputado federal.

 
Marcos Cals foi, em 1986, eleito o deputado estadual mais jovem da história do país. Ele tinha 22 anos. Foi presidente da Assembleia Legislativa do Ceará por dois mandatos e candidato derrotado ao governo do Estado em 2010 e à prefeitura de Fortaleza em 2012.

 

Compartilhar
espaço do leitor
MARIA CONCEBIDA MELO BARBOSA 08/10/2013 12:35
EU NAO SOU POLITICA E NUNCA FUI..MAS TIVE O PRAZER DE NA MINHA JUVENTUDE COMO UMA SIMPLES FUNCIONARIA DO SAUDOSO INACIO PARENTE, NA CASA PARENTE DA CARLOS VASCOSELOS.FAZER SEMPRE AS MAQUIAGENS NELA .PQ EU ERA FUNCIONARIA DA COTY (PRODUTOS DE BELEZA), E POR ALGUMAS VZS FUI NO PALACIO MAQUIA-LA.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Luis Carvalho 21/02/2013 14:20
Como outras damas dos Governos das décadas de 70 e 80,mostrava-se ativa no trato da população,principalmente os mais humildes.Como mulher do ex-gestor Cesar Cals,valorizava através de seus conselhos os servidores públicos que pelas mãos do estadista Governador,valorizava em muito servidores.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
NEWTON SILVA 21/02/2013 08:17
Bons tempos aqueles do governador Cesar Cals. Naquele tempo o Ceará cresceu. Hoje só existe um Ceará em derrocada comandado por imcompetentes.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
plutarco 21/02/2013 07:27
drs.cesar neto,marcus cals,receba nossos PÊSAMES,pelo falacimentos da senhora sua MÃE.abraço plutarco
Este comentário é inapropriado?Denuncie
4
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>