[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Elmano de Freitas | Política | O POVO Online
Eleições 2012 05/08/2012

Elmano de Freitas

Compartilhar

MORONI TORGAN – Como o senhor justifica uma gestão que deixa 42,4 % da população = 1,05 milhões de pessoas - vivendo na condição de analfabetos funcionais em Fortaleza?

 

ELMANO DE FREITAS: O número citado deve ter sido tirado do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), em um levantamento que se refere ao Estado do Ceará e não à cidade de Fortaleza, onde a taxa é de apenas 6,94% e não de 42,4%. Ainda assim, considero a questão da alfabetização muito importante. A primeira turma do “Fortaleza alfabetizada” se forma em agosto com cerca de 10 mil alunos alfabetizados e nossa previsão é de fazer o mesmo com outros 30 mil alunos por ano daqui pra frente. Em quatro anos, vamos zerar a taxa de analfabetismo em Fortaleza. Vale lembrar que não faltam vagas para as crianças do ensino fundamental em nossa cidade.

 

INÁCIO ARRUDA - Qual sua opinião sobre a situação do uso e ocupação do Centro de Fortaleza?

 

ELMANO DE FREITAS: Historicamente, a vocação do Centro tem sido comercial e com residências remanescentes. Defendo que a Lei de uso e ocupação do Centro consiga abranger o comércio, serviços, educação, habitação, cultura e lazer, para incentivar a vinda dos trabalhadores para esta área que tem a maior concentração de parques, praças e arborização da cidade. O retorno da sede da Prefeitura ao Centro é mais do que simbólica, assim como a recuperação do Passeio Público. Quero estimular ainda as empresas de tecnologia a investirem na região, ordenar o comércio como foi feito na Rua José Avelino, gerando emprego e renda em uma área que estava subutilizada, e solucionar a questão dos estacionamentos irregulares.

 

Heitor Férrer - Como ampliar o Programa de Saúde da Família
em Fortaleza?

 

ELMANO DE FREITAS: O PSF de Fortaleza conta hoje com 300 equipes de médicos, enfermeiros e dentistas - que antes não compunham as equipes, além de 2.700 agentes comunitários que passaram a atuar em seus respectivos bairros. A cobertura do Programa na capital triplicou nos últimos anos e Fortaleza tem hoje a terceira maior cobertura do Brasil em cidades com mais de 1,5 milhões de habitantes. Este trabalho contribuiu muito para a queda de 59% da mortalidade infantil e 50% da materna. Agora, o desafio que me proponho a enfrentar é maior: contratar médicos para atender a demanda por consultas especializadas, reduzir as filas de atendimento e garantir a continuidade do atendimento iniciado pelas equipes do PSF.

 

MARCOS CALS - Fortaleza aos longos dos últimos cinco anos só piorou seus resultados na qualidade da Educação, sendo em 2012 a segunda pior no Ceará, segundo dados da Seduc. O senhor acha que o atual modelo do ensino público municipal deve continuar?

 

ELMANO DE FREITAS: Não é verdade que a educação em Fortaleza piorou. Fortaleza tem a quarta maior rede pública de ensino do país e é justo que seja comparada a cidades de mesmo porte. Segundo dados da Secretaria de Educação do Estado, em 2007 Fortaleza possuía apenas 60 escolas com nível de alfabetização satisfatório. Em 2011, este número saltou para mais de 200 escolas. Além disso, Fortaleza tem atingido, e muitas vezes superado, todas as metas estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC). Essas são provas claras de que a educação em Fortaleza só melhora. E vamos fazer mais. Quero dobrar o número de creches, avançar na valorização dos professores e fazer a renovação tecnológica do setor

 

RENATO ROSENO - Tendo em vista que já na campanha passada seu partido foi financiado por empreiteiras que possuem contratos com o poder público municipal, quem financiará sua campanha, cuja previsão de gastos ultrapassa R$10 milhões?

 

ELMANO DE FREITAS: Primeiro é importante lembrar que o PT, o Partido dos Trabalhadores, lidera o movimento pelo financiamento público de campanhas e por uma ampla reforma política brasileira. Segundo, a Prefeitura de Fortaleza alcançou o 1º lugar em transparência na aplicação de recursos públicos entre as capitais do Nordeste, em levantamento divulgado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). Quanto às doações para nossa campanha, todas serão feitas dentro da legalidade e de forma transparente, sendo devidamente explicitadas na prestação de contas oficial, conforme determina a Justiça Eleitoral.

 

ROBERTO CLÁUDIO -Fortaleza tem hoje 100 mil crianças sem creche e sem ensino pré-escolar. O que pretende fazer para solucionar esta questão?

 

ELMANO DE FREITAS: Vou dobrar a cobertura das creches em Fortaleza, que hoje já é acima da média nacional. Farei isso em parceria com a Presidenta Dilma, através do programa Brasil Carinhoso, uma ação integrada com o Brasil sem Miséria que, em Fortaleza, conta com uma ampla rede de assistência e educação. O investimento prevê a construção das creches e a distribuição de merenda e remédios – já disponibilizados atualmente nas nossas escolas. Sei da diferença que as creches fazem na vida dos pais e crianças. Se há oito anos todas as creches em Fortaleza estavam fechadas, hoje são 139 abertas, em período integral, oferecendo cinco refeições diárias e com qualidade na infraestrutura e profissionais que ali trabalham.

 

VALDECI CUNHA - O Plano Municipal de Saneamento Básico é uma exigência legal desde 2007 (Lei 11.445/07). O que a sua administração faria atualmente diante de uma situação aparentemente injustificável de uma cidade pequena como é o caso de Morada Nova, comparando com a cidade de Fortaleza, já ter seu Plano Municipal de Saneamento Básico, enquanto Fortaleza, capital do Ceará e a cidade mais importante do Estado, ainda não tê-lo?

 

ELMANO DE FREITAS: Fortaleza já está elaborando o seu Plano Municipal de Saneamento, que servirá para estabelecer metas objetivas para os órgãos competentes – a Cagece, por exemplo – aumentarem a cobertura na cidade. Também vai aumentar a fiscalização e a participação popular para que o saneamento seja cumprido de acordo com essas metas. Além disso, obras como o Vila do Mar, considerada uma das maiores em requalificação urbana do Brasil, foram responsáveis por levar saneamento para áreas que antes não tinham, assim como o Programa de Drenagem Urbana de Fortaleza (Drenurb), que fará Fortaleza saltar de 30% para 55% na cobertura de saneamento em Fortaleza. Como Prefeito, farei este índice alcançar 75% da cidade.

 

ANDRÉ RAMOS - Dados recentes mostram que em dez anos o Câncer de Mama teve um aumento de 102%. “Para se ter uma ideia, em 2000 morreram 243 mulheres por esse tipo de tumor. Já em 2010, esses óbitos subiram para 493” no nosso estado. Quantos mamógrafos têm no Hospital da Mulher e de onde virão os recursos para a manutenção do mesmo?

 

ELMANO DE FREITAS: O mamógrafo do Hospital da Mulher de Fortaleza é de última geração, com apenas três modelos na rede pública brasileira, sendo o primeiro do Nordeste. Sua imagem é 3D e a capacidade é de um exame a cada quatro minutos. A manutenção será pelo SUS e tesouro municipal. Hoje não há fila para mamografia na rede pública de Fortaleza. Com o Hospital da Mulher, até 31/8 deixarão de existir filas para consultas em ortopedia, reumatologia e cardiologia. Além disso, o Hospital possui centro de terapias alternativas, 08 Centros Cirúrgicos, sendo um para cirurgia traumato-ortopédica, quatro para cirurgia geral e duas para cirurgia obstétrica. Tudo para avançar no cuidado da saúde das mulheres de Fortaleza.

 

FRANCISCO GONZAGA-O senhor foi secretário de educação no governo Luizianne Lins. Os dois mandatos do governo petista não foram suficientes para garantir um salário digno aos professores e 1/3 da jornada de trabalho fora da sala de aula para dedicar a preparação. Qual garantia que o senhor dá aos eleitores, e em especial aos professores, que isso não irá se repetir?

 

ELMANO DE FREITAS: Os fatos não são esses. Os salários dos professores de Fortaleza aumentaram 90% em média nos últimos oito anos. Os professores também não tinham nenhum tempo dedicado para planejamento e ainda trabalhavam aos sábados. Hoje, contam com 1/5 da jornada para planejar as aulas. São conquistas da atual administração e, como próximo prefeito de Fortaleza, garanto o 1/3 do tempo do trabalho destinado à preparação dos professores, conforme já me comprometi a fazer em reunião com os educadores. E vamos avançar mais: vou investir na qualificação desses profissionais, abrir novos concursos e estimular novas promoções por mérito para todos os mais de 10 mil professores que temos na rede pública da capital.

 

 

"A cobertura do PSF na capital triplicou nos últimos anos e Fortaleza tem hoje a terceira maior cobertura do Brasil em cidades com mais de 1,5 milhões de habitantes" 

 

"A Prefeitura de Fortaleza alcançou o 1º lugar em transparência na aplicação de recursos públicos entre as capitais do Nordeste" 

 

"Se há oito anos todas as creches em Fortaleza estavam fechadas, hoje são 139 abertas, em período integral" 

 

"Com o Hospital da Mulher, até 31/8 deixarão de existir filas para consultas em ortopedia, reumatologia e cardiologia"  

Compartilhar
espaço do leitor
Costa 05/08/2012 13:05
E outra, os professores pedagogos não estão com 1/5 das horas extra-sala. Vamos ser sincero com a população, candidato!!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Alexandre Araújo Costa 05/08/2012 01:09
Como sempre, o Elmano sai pela tangente quando questionado pelo Roseno. De acordo com a lei, a prestação de contas pode ser entregue depois da eleição. Transparência de verdade seria mostrar os financiadores desde já. Enfim, o PT tem ou não coragem de abrir o livro-caixa?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>