[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Elmano culpa Governo do Estado por lotação no IJF | Política | O POVO Online
Saúde 20/07/2012

Elmano culpa Governo do Estado por lotação no IJF

O candidato à Prefeitura prometeu acabar com filas e macas no corredor do IJF em seis meses se o Estado suprir o atendimento no Interior
FÁBIO LIMA/DIVULGAÇÃO
Elmano se comprometeu a manter a tarifa de ônibus como a mais barata entre as capitais
Compartilhar


O candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Elmano de Freitas, responsabilizou o Governo do Estado por parte dos problemas de saúde pública na Capital, principalmente os relativos ao Instituto Doutor José Frota (IJF). “Se o Governo do Estado cuidar dos pacientes do Interior eu acabo com as filas e acabo com as macas nos corredores do IJF em seis meses”, afirmou, ontem, no programa Debates do Povo, da rádio O POVO-CBN.


Segundo ele, metade dos pacientes do IJF vem de municípios do Interior, comprometendo grande parte dos R$ 19 milhões que o hospital custa por mês à administração municipal. “O povo de Fortaleza não tem uma saúde melhor porque parte desse recurso é necessariamente gasto com nossos irmãos que chegam em situação de vida ou morte no sistema de saúde do Município e não podemos deixar de atendê-los”, argumentou Elmano.


Em resposta, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), por meio de sua assessoria de comunicação, enviou comunicado a O POVO dizendo que o atual plano de ação do Governo do Estado na área de saúde compreende vários equipamentos no Interior. Entre eles, quatro hospitais, 22 policlínicas, 18 centros odontológicos, entre outros. “Com a nova e moderna rede de assistência no Interior, fica reduzida a demanda de pacientes para a Capital”, diz o comunicado.


Elmano disse que não vai fazer um “governo de repetição”. Ele explicou que pretende garantir conquistas dos últimos anos, avançar em outras áreas e corrigir algumas situações. “O governo tem acertos e tem erros”, admitiu.


Ao apontar quais seriam alguns desses erros, o candidato citou que um deles foi subestimar a situação financeira da Prefeitura em 2012. O outro se refere à mobilidade urbana. “Tenho clareza de que nós temos que fazer uma ação na mobilidade urbana maior, porque em 2004 não tínhamos seis mil veículos entrando todo mês em Fortaleza”, pontuou.


Elmano se comprometeu a manter a tarifa de ônibus como a mais barata entre as capitais brasileiras, mas disse que pretende dar “um passo à frente”. “Quero enfrentar o problema de fila no terminal e de ônibus lotado, em especial no horário de pico.”

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Os problemas na áreas de saúde estão entre as principais críticas à atual gestão municipal. Ao criticar o atendimento do Governo do Estado no Interior, Elmano de Freitas tenta dividir a responsabilidade do problema.

 

SERVIÇO

 

Programa Debates do Povo, com Erivaldo Carvalho

Rádio O POVO-CBN (AM 1010) De segunda à sexta-feira, às 11h

Entrevistado de hoje: Roberto Cláudio (PSB)


Saiba mais


Elmano disse que, se eleito, vai alterar a forma de operação das Secretarias Executivas Regionais (SERs).

 

A ideia, explicou o candidato, é desvincular as SERs de áreas como educação, saúde e infraestrutura (que ficam sob responsabilidade dos distritos internos das Regionais). A prioridade dos órgãos passaria a ser “cuidar dos bairros”, com destaque para oferta de serviços públicos e manutenção de equipamentos como praças e parques.


Os distritos das Regionais não seriam extintos, mas sim vinculados às respectivas secretarias temáticas. Por exemplo, o Distrito de Saúde de cada Regional seriam extensões da Secretaria Municipal de Saúde.


Perguntado por que sua imagem, neste início de campanha, está sendo atrelada principalmente a Lula e Dilma e não à prefeita Luizianne Lins, Elmano disse que “o PT tem muitas lideranças”. Segundo ele, a campanha está sendo feita com “responsabilidade” para que a prefeita possa participar de alguns compromissos sem comprometer a agenda oficial.


Um dos alvos de críticas à educação na administração municipal é o fato de diretores de escolas serem escolhidos pela Prefeitura e não através de eleição. Elmano lembrou que há alguns critérios para a escolha e disse que, se eleito, fará um processo diferente. Para ser diretor seria necessário, além das qualificações já exigidas,fazer um curso voltado para a área de gestão em educação no Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (Imparh). Na sequência do processo, a Prefeitura apresentaria um nome como sugestão para o conselho das escolas aprovarem ou rejeitarem a escolha.


Sobre a Copa do Mundo, Elmano disse que é “extremamente favorável” à realização do mundial em Fortaleza e que vai levar adiante as obras para o evento.


O candidato disse ainda que, na Prefeitura, há cerca de 10 mil terceirizados e cerca de 3 mil cargos comissionados. Caso eleito, ele disse que esse número deve aumentar, pois pretende construir mais equipamentos, que necessitarão de novos profissionais.

 

Marcos Robério
Compartilhar
espaço do leitor
DARLAN 20/07/2012 19:39
Platão: "enquanto os filósofos deste mundo não tiverem o espírito e o poder da filosofia, a sabedoria e a liderança não se encontrarão no mesmo homem, e as cidades sofrerão os males".
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Costa 20/07/2012 17:02
Não seriam os usuários dos postos de saúde da nossa infeliz cidade que lotam o IJF, já que estão para lá de abandonados?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Jke Damasceno 20/07/2012 16:35
Não se pode aclamar por saúde e Educação, tratando os pares que desenvolve estes mecanismos com DESDÉM. É preciso tratá-los com o mínimo de dignidade. Porque saúde passa pela educação de qualidade, e qualidade efetiva estar em tratar nossos professores com respeito as suas petições.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Jke Damasceno 20/07/2012 16:20
Não basta dizer que a culpa da superlotação do IJF está atrelado a demanda de pacientes vindos do interior, a gestão de recursos e de pessoal deve pautar este foco. Neste momento que antecede a eleição tudo parece simples. Promessas de estruturação da saúde e educação já extrapolaram o bom senso.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Jke Damasceno 20/07/2012 16:17
Não basta dizer que a culpa da superlotação do IJF está atrelado a demanda de pacientes vindos do interior, a gestão de recursos e de pessoal deve pautar este fogo. Neste momento que antecede a eleição tudo parece simples. Promessas de estruturação da saúde e educação já extrapolaram o bom senso.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
11
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>