[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Copa coloca turismo em pauta | Política | O POVO Online
Estratégico 15/07/2012

Copa coloca turismo em pauta

Com a proximidade da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo de 2014, o tema turismo tem nesta eleição um ingrediente a mais para sair do segundo escalão dos debates e receber a devida atenção
FOTO: DEIVYSON TEIXEIRA
Turismo mexe com a cadeia de serviço como um todo
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De todos os setores que serão impactados com a realização da Copa do Mundo de futebol, em 2014, o turismo provavelmente será o maior beneficiado. Por isso, o tema, já estratégico por sua própria natureza abrangente, tem nesta eleição a oportunidade de sair do segundo escalão das falas e ser colocado no centro das discussões.

 

O vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (Abih), Régis Medeiros, diz que este é o momento para que os programas de governo dirijam olhar especial para o setor, com projetos capazes de expandir em curto prazo o potencial turístico da Capital. Por isso, sugere que os candidatos se aproximem do chamado trade turístico (hotéis, restaurantes, agências de turismo, produtoras de eventos, etc) e vejam de perto quais são as principais demandas para o setor e a Cidade.

 

“Há um mito de que turismo é só hotel. Mas turismo é artesanato, comércio, táxi, entretenimento...”, discorre Medeiros, acrescentando que, nos últimos anos, “o turismo melhorou (em Fortaleza), mas precisa melhorar ainda mais”. Ele destaca também que, aos benefícios do turismo, estão atrelados outros fatores, como geração de emprego e renda e aumento na arrecadação de impostos, que podem ser alocados para demandas de outras áreas, como saúde e educação.

 

Medeiros argumenta que, para Fortaleza aproveitar ao máximo as oportunidades da Copa, o foco deve ser incrementar e revitalizar espaços turísticos já consagrados, como a Praia de Iracema, a Praia do Futuro e equipamentos como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Isso, segundo ele, não é um apelo restrito para o turismo, mas para a população de forma geral. “Uma cidade só é boa para o turismo quando é boa para o cidadão.”

 

Indagado se a concentração do turismo na orla marítima estaria limitando a potencialidade do setor, Medeiros afirma que não. “O turismo aqui é muito concentrado e não tem como ser muito diferente.” (Marcos Robério)

 

ENTENDA A NOTÍCIA

 

A reboque do tema turismo podem ser agregadas discussões sobre questões como geração de emprego e renda e aumento na arrecadação de impostos, com reflexos diretos em áreas como saúde e educação.

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