[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Dinheiro também foi parar em conta de coordenador | Política | O POVO Online
SECRETARIA DAS CIDADES 20/06/2012

Dinheiro também foi parar em conta de coordenador

Compartilhar

 

Além das denúncias que pesam contra o atual presidente do Banco do Nordeste (BNB), Jurandir Santiago, o esquema de desvio de verbas para a construção de banheiros no município de Ipu envolve pelo menos outras oito pessoas, segundo investigações do Ministério Público.

 

A denúncia que consta nos autos do processo mostra que R$ 126 mil teriam ido parar na conta do ex-coordenador de Habitação da Secretaria das Cidades, Sérgio Barbosa, preso na última sexta-feira, durante megaoperação da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) e da Polícia Civil para desmantelar o “escândalo dos banheiros”.


Outro artifício utilizado pelo grupo para desviar os recursos seria o pagamento de 23 títulos bancários à empresa HBG Factoring LTDA, no valor total de R$82,9 mil.“A empresa teve a sua conta usada indevidamente pela organização criminosa. Isto pode ser afirmado porquanto, o representante legal da mencionada empresa, senhor Heraldo Humberto Vasconcelos, chamado a esclarecer os fatos, declarou que desconhece os títulos e a sua empresa está inoperante desde o ano de 2002, não tendo recebido nenhum crédito”, aponta a denúncia.


Diante do depoimento do dono da HBG, o Ministério Público concluiu que “alguém dentro da agência 2183 da CEF, mesma que possui conta o senhor Sérgio Barbosa de Souza, usou sem autorização legal os dados de uma empresa para emitir títulos e receber cobrança, direto na conta corrente, para lavar dinheiro público objeto de crime de peculato”.


O fato teria sido confirmado por Maria Vieira dos Santos , que, também em depoimento ao Ministério Público, admitiu ser secretária do gabinete do ex-deputado estadual Sávio Pontes, hoje prefeito de Ipu, e ter assinado “sem ler, a pedido do prefeito”, documentos da Junta Comercial do Ceará, “em que seu nome consta como sócia minoritária” do posto de gasolina Boa Vista. Segundo o Ministério Pública, Maria

Vieira afirma que jamais foi proprietária de empresas comerciais. (Ranne Almeida)

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>