[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] PSB rejeita Elmano e anuncia intenção de ter candidato | Política | O POVO Online
Fim de relação 12/06/2012

PSB rejeita Elmano e anuncia intenção de ter candidato

Partido condiciona diálogo com o PT à mudança do candidato, o que nenhum dos dois lados crê que ocorrerá
KLÉBER A.GONÇALVES
Cid relatou negociações com petistas e ouviu todos os participantes da reunião. Discursos foram veementes contra a Prefeitura
Compartilhar

Após reunião de mais de três horas, a portas fechadas, o governador Cid Gomes anunciou que o PSB terá candidato próprio à Prefeitura de Fortaleza nas próximas eleições. O nome do pré-candidato petista Elmano de Freitas não foi aceito entre membros do PSB.

 

“O candidato que a Luizianne Lins indicou é um candidato que, para nós, representa a continuidade de um modelo que o PSB entende exaurido”, pontuou Cid. O encontro foi marcado por duras críticas à gestão municipal.

 

Apesar de membros do PSB evitarem falar sobre o fim da aliança com PT na Capital, a única possibilidade de não rompimento é a desistência de Elmano de sua pré-candidatura e a escolha de outro nome petista - que pode ser um dos três secretários exonerados na semana passada: Camilo Santana (Cidades), Nelson Martins (Desenvolvimento Agrário) ou Francisco Pinheiro (Cultura).

 

Segundo o presidente municipal do PSB, Karlo Kardozo, o partido só continuará o diálogo com os petistas “se o PT mudar o candidato, se não for esse candidato que não representa a mudança que a sociedade está pedindo e que o PSB compreende que é necessária para Fortaleza”. Caso contrário, o PSB “vai, mesmo, sair sozinho”.

 

O partido marcou para 24 de junho a convenção para que a decisão seja oficializada. Até lá, a sigla conversará com os partidos aliados para definir quem, consensualmente, será o candidato da legenda. As opções são o presidente da Assembleia, Roberto Cláudio, do ex-secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, e do vereador Salmito Filho.

 

“Não vamos repetir o processo de imposição de um nome”, afirmou Kardozo, em referência à maneira como o PT definiu o pré-candidato.

 

A candidatura própria do PSB foi decisão “de muita união, de muita coesão”, conforme explica Roberto Cláudio. Por isso, segundo ele, “não há nenhum espaço de briga pessoal por poder”.

 

Ao final do encontro, Ferruccio disse não acreditar na desistência do nome petista para a disputa eleitoral. “A decisão (do PT) já está tomada. Esse tempo já se exauriu. Oportunidades foram dadas inúmeras”, destacou.
Irmãos

 

Irmão do governador e um dos maiores defensores da candidatura própria do PSB, o deputado estadual Ivo Gomes, não compareceu à reunião. Questionado sobre a ausência de Ivo, Cid respondeu que “sinceramente” não sabia o motivo da falta.

 

O outro irmão do governador, ex-ministro Ciro Gomes, por sua vez, falou sobre a aliança nacional entre PT e PSB. “O PT está vendo no PSB um rival no futuro. Nós temos muito mais governadores do que o PT. Isso é muito para os plano hegemônico do PT”.

E agora


ENTENDA A NOTÍCIA

O PSB ainda irá procurar os aliados e admite até conversar com o PT, se o candidato for outro que não Elmano de Freitas. Irá ainda conversar com outros aliados para definir o nome e fechar a coligação para a disputa eleitoral.

 

Os trunfos dos pré-candidatos

 

Roberto Cláudio
Presidente da Assembleia, é o nome com mais trânsito e apoio político para disputar a vaga entre os três.

 

Ferruccio Feitosa
Como secretário da Copa, fez do Castelão o estádio com obras mais adiantadas do País.

 

Salmito Filho
Quando presidente da Câmara, coordenou o “Pacto por Fortaleza”, programa de ideias para a cidade.

Ranne Almeida ranne@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Humberto Vieira 13/06/2012 19:02
A isso, chama-se de autoritarismo, prepotência e truculência. Seria absurdo o Partido dos Trabalhadores curvar-se a essa exigência esdrúxula e total falta de respeito a uma decisão democrática do Partido.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Humberto Vieira 13/06/2012 18:59
A isso, chama-se de autoritarismo, prepotência e truculência. Seria absurdo o Partido dos Trabalhadores curvar-se a essa exigência esdrúxula e total falta de respeito a uma decisão democrática do Partido.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Fernando Duarte 13/06/2012 15:15
Desse bando todo não voto em nenhum o unico que defende o povo de verdade sem se corromper é o Heitor Ferrer
Este comentário é inapropriado?Denuncie
JULIANA 12/06/2012 21:53
Este Ciro Gomes é um parasita que não tendo mais o que fazer pelo país, pq não tem mais projeto nacional, resolveu cair no Ceará para perturbar o governo do irmão. Mas vão levar é peia nas eleições para prefeito, Ciros e Robertos Claúdio!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
J. Darc 12/06/2012 21:09
Bem , como já disse antes,o idealé que ninguém mesmo, fosse as urnas, pra esse povinho aí entender que não queremos esta atual conjuntura politica que se instalou no País.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
41
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>