[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Deputados por três dias, estudantes dão aula de cidadania | Política | O POVO Online
Assembleia 17/05/2012

Deputados por três dias, estudantes dão aula de cidadania

Entre os projetos apresentados estão a adaptação de escolas para deficientes visuais, reaproveitamento de margem de rio e acessibilidade
DÁRIO GABRIEL/DIVULGAÇÃO
Ao todo, 92 estudantes de escolas públicas e privadas participam do projeto
Compartilhar


Há ainda quem acredite que é possível fazer algo pelas pessoas. Renato Queiroz tem apenas 15 anos, mas já elaborou um projeto de lei que prevê acessibilidade nas escolas da Capital. Carolina Martins, 16, por sua vez, propõe o reaproveitamento das margens do rio Choró, que corta a sua cidade natal, Cho-rozinho, com a ajuda da própria comunidade.


Eles e outros 90 adolescentes participaram, ontem, do lançamento do programa protagonismo Infanto-juvenil, da Assembleia Legislativa, e são reflexos de uma juventude que pode e quer mudar os rumos da política no Ceará.


Até amanhã, esses jovens, que inscreveram projetos em suas escolas e foram selecionados por uma comissão do programa, vão conhecer o cotidiano dos deputados estaduais e realizar todas as atividades desempenhadas pelos parlamentares no dia a dia da Assembleia. Ontem, eles já participaram de um curso de imersão, por meio do qual conheceram o regimento interno da Casa e o papel institucional da Assembleia.


“A experiência é tão semelhante ao nosso real Parlamento que eles pensam até na composição da Mesa Diretora e nas Comissões onde vão discutir os projetos apresentados por eles. A ideia é que eles vivam o Parlamento em todas as dimensões”, explica um dos organizadores do programa, Wendel Cavalcante.


Aluno de uma escola particular de Fortaleza e portador de deficiência visual, Renato, foi o jovem autor de um dos mais comentados projetos: o de tornar todas as escolas da Capital adaptáveis para crianças com deficiência. “Ainda existem muitas pessoas que não têm acesso à educação básica por causa do preconceito. É uma grande pena”, lamenta o garoto, ao falar da expectativa quanto à aprovação do seu projeto na Casa.


Segundo o presidente da Assembleia, deputado estadual Roberto Cláudio, o programa é uma oportunidade de aproximar os jovens do Parlamento, além de desmistificar “o que se fala de política por aí”. Alguns deputados, inclusive, já sinalizaram que vão apadrinhar projetos desses jovens e que vão apresentá-los oficialmente na Casa.


Estudante de uma escola pública do município de Chorozinho, na Região Metropolitana de Fortaleza, Carolina, que este ano tentará ingressar na universidade, sonha em cursar Medicina. A experiência dos últimos dias na Assembleia, no entanto, de tão “marcante”, pode até despertar mudanças de planos. “Meu grande objetivo é a Medicina, mas como eu estou conhecendo a política agora, talvez até entre para a vida pública”, sorri a menina.

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Apesar de vivenciarem apenas uma simulação, os jovens vão adaptar seus projetos com apoio da consultoria parlamentar, votarão as ideias e poderão ver seus projetos sendo postos em prática por parlamentares.

 

Ranne Almeida ranne@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
edna 17/05/2012 14:38
Só os jovens mesmos, para ter esse idealialismo, pois quem já tem certa idade e conhecimento sabe que quando se entra realmente na politica a coisa muda de figura, infelizmente...
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Donizete Domingos 17/05/2012 13:33
O projeto de lei do senhor Renato Queiroz é claramente inconstitucional, pois prevê medida que gerará despesas ao erário, prerrogativa exclusiva do Poder Executivo. Ele deve ser vetado na Comissão de Constituição e Justiça da Casa, para posteriormente ser reapresentado como Projeto de Indicação.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Fabiano Rocha 17/05/2012 09:32
Vendo a atitude idealista desses jovens estudantes, lembrei que o Sr Ciro Gomes, quando então deputado federal, além de parlamentar mais faltoso, não apresentou sequer um projeto de lei.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
3
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>