[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] O Governo e as dificuldades com a base aliada | Política | O POVO Online
NEGOCIAÇÕES POLÍTICAS 13/05/2012

O Governo e as dificuldades com a base aliada

FOTO: ELZA FIÚZA/ABR
Pimentel destaca trabalho de articulação com base aliada
Compartilhar

A falta de habilidade política de Dilma é apontada como desafio para o seu governo, que tenta não se submeter às pressões do Congresso Nacional. De um lado, há aqueles que defendem que, assim, Dilma preserva a autonomia dos Poderes Legislativo e Executivo. Do outro lado, estão aqueles que pensam que Dilma está assumindo o risco de tomar decisões sem a devida participação dos partidos que compõem a base aliada e, assim, põe em jogo a aprovação de seu projeto político.

Ao longo destes 500 dias, Dilma já teve algumas derrotas e dificuldades na Câmara e no Senado Federal. Com uma ampla base aliada, ela tem que ter habilidade para mediar tantos interesses. Por vezes, a própria base se rebela, impondo dificuldades ao Governo.

Em recente entrevista, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) comparou os governos de João Goulart, Jânio Quadros e Fernando Collor de Melo, que caíram porque entraram em choque com o Congresso ou não tinham a maioria. Para ele, Lula entendeu o papel do Congresso, mas, no seu entendimento,o petista cedeu no que não deveria ceder.

“Não sei se a Dilma percebe os riscos. Ela, ao contrário do Lula, não reage politicamente. Dá a sensação de que ela não gosta do sistema ‘dá cá toma lá’. Lula tem a tradição sindical. Algum tipo de negociação tem de haver no sistema democrático”, disse. Na opinião do deputado estadual Dedé Teixeira (PT), Dilma não vai mudar seu jeito de ser. “Não vai fazer acordos que prejudiquem o governo dela. Ela precisa só se assessorar de bons articuladores políticos para, aos poucos, imprimir uma nova cultura. E isso tem que mudar mesmo”.

De acordo com o senador José Pimentel (PT), líder da Dilma no Senado, o trabalho de articulação tem assegurado a aprovação de todas as matérias de interesse do Governo, exceto o Código Florestal. “Quem perde é a sociedade brasileira e as gerações futuras”,
lamenta. (Lucinthya Gomes)

Compartilhar
espaço do leitor
Luiz Dionisio 12/05/2012 16:53
O Snhor Fernado Henrique foi um fracasso totaaal. Ele nem deveria postar comentarios.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>