[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Prefeitura diz não ter professores temporários | Política | O POVO Online
Decisão judicial 12/05/2012

Prefeitura diz não ter professores temporários

Após decisão do Tribunal de Justiça do Ceará, que proibiu a contratação de professores e servidores temporários na rede municipal de ensino, a Prefeitura diz que não há temporários na Educação e sim substitutos. Sindicatos de professores contestam a versão e dizem que o ideal é a chamada através de concurso público
{'grupo': 'especial para O POVO', 'id_autor': 16627, 'email': 'marcosroberio@opovo.com.br', 'nome': 'Marcos Rob\xe9rio '}
Marcos Robério marcosroberio@opovo.com.br
Compartilhar


A Prefeitura de Fortaleza informou, através do procurador-geral do Município, Martônio Mont’Alverne, que não irá recorrer da decisão do Tribunal de Justiça do Ceará que, na última quinta-feira, decidiu que professores e pessoal de apoio não poderão mais ser contratados de forma temporária para a rede municipal de ensino.


O desembargador Francisco Sales Neto julgou procedente a ação de inconstitucionalidade que o PT requereu em 1999, quando estava na oposição. Ao analisar o caso, Sales Neto avaliou que a lei, agora inconstitucional, instituía “hipóteses abrangentes e genéricas de contratação temporária” e extrapolava o prazo de contratação.


“Não vamos recorrer, mesmo porque a decisão é terminativa”, disse Martônio Mont’Alverne, em entrevista ao blog do jornalista Eliomar de Lima, do O POVO. De acordo com o procurador, todos os servidores temporários contratados são informados sobre o período de permanência. “Mesmo com contratação temporária para situações excepcionais, o Município estabelece termos de compromisso com o Ministério Público, se comprometendo a realizar concursos para efetivos”, explicou.


Segundo a Secretaria de Educação do Município (SME), a pasta não tem nenhum professor ou outro servidor temporário, e sim substituto. Dos 11 mil professores da rede municipal, 1,2 mil estão nessa condição, informou a secretaria. São contratos de seis meses, prorrogável por igual período.


“A finalidade é a substituição de professores efetivos em suas licenças e ausências eventuais, como, por exemplo, licença médica, licença maternidade e licença prêmio”, disse a assessora jurídica da SME, Martir Silva.


O vice-presidente do Sindicato dos Professores do Ceará (Apeoc), Reginaldo Pinheiro, diz que “professor substituto e professor temporário é a mesma coisa, é só uma questão de nomenclatura”, já que em ambas as situações a contratação é feita sem concurso público. “A Constituição permite a contratação temporária em casos excepcionais. O problema é que está havendo um desvirtuamento disso porque a rede municipal faz essas contratações de forma abusiva”, aponta Pinheiro.


A opinião é reforçada pela diretora do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindiute), Gardênia Baima. Ela diz que professores substitutos também são temporários. “São professores que passam por uma seleção pública, o que é diferente de concurso público”, explica. Baima diz ainda que a contratação temporária é ruim para o sistema de ensino, já que os professores não criam vínculos, pois são constantemente transferidos de uma escola para outra.

 

Quando


ENTENDA A NOTÍCIA


A decisão que proíbe a contratação de temporários partiu de uma ação de inconstitucionalidade requerida pelo PT em 1999, época em que o partido fazia oposição a gestão do prefeito Juraci Magalhães.

 

Compartilhar
espaço do leitor
aline 27/12/2013 19:29
digite seu comentário
Este comentário é inapropriado?Denuncie
vera 18/01/2013 22:07
sim, como fica os professores substituto se os efetivos estão entrando no lugar do p2?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Marcos 08/07/2012 12:18
Pois eh, so que agora 2 meses depois a mesma faz concurso para temporario. Oh povo esquecido. Vejam o site da SME de Fortaleza, ja saiu o resultado e tem professor do concurso de 2009 aguardando convocação; cade o ministerios publico?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
CONTESTADOR 12/05/2012 22:00
CONTINUANDO: A FARSA EH GRANDE. COORDENADORES FALSIFICAM DIARIOS COMO SE OS ALUNOS NAO TIVESSEM TIDO DEFICIT DE CARGA HORARIA, ONDE ESTA O MP? PROFESSORES NAO PODEM DENUNCIAR PQ SAO PERSEGUIDOS. ESTA EH A VERDADEIRA FARSA DA EDUCAÇAO.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
CONTESTADOR 12/05/2012 21:58
QUERIA Q OS JORNALISTAS LESSEM E ENTENDESSE A FARSA DO ENSINO. QDO UM PROFESSOR ENTRA D ELICENÇA MEDICA A PREFEITURA DEMORA AS VEZES MESES PARA ENVIAR SUBSTITUTO A ESCOLA, SABEM OQ OS DIRETORES FAZEM? JA Q OS ALUNOS TEM A OBRIGATORIEDADE DE TER 200 DIAS LETIVOS SIMPLESMENTE SE FALSIFICAM OS DIARIOS
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
8
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>