[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Legado na política e na cultura | Política | O POVO Online
Barros Pinho 30/04/2012

Legado na política e na cultura

Na última despedida, Barros Pinho foi lembrado por seus feitos na esfera política, mas também pelo que deixou para a cultura
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar
FÁBIO LIMA
Barros Pinho foi velado no hall de entrada da Assembleia Legislativa


Para quem, desde cedo, já tinha o dom de fazer poemas, a vida toda foi uma poesia. Sobretudo poeta, mas também contista, o ex-prefeito de Fortaleza, José Maria de Barros Pinho, que morreu na manhã do último sábado, vítima de infarto, recebeu, durante seu velório, na Assembleia Legislativa, e seu sepultamento no cemitério Parque da Paz, homenagens de vários grupos culturais da Capital e de Maracanaú, onde, ultimamente, ocupava o cargo de presidente da Fundação de Cultura do município. “A despedida dele foi como ele merecia. Foi ao lado das pessoas com quem sempre fez questão de conviver, com os movimentos culturais e com intelectuais. Não podia ser diferente”, ressaltou um dos cinco filhos do poeta, Cláudio Pinho. Barros deixa viúva Aracimir Pinto, filha do ex-senador Almir Pinto.


Antes da vida política, o escritor Juarez Leitão, amigo de Barros Pinho há mais de 40 anos e com quem dividiu cadeira na Academia Cearense de Letras (ACL), conta que Barros “foi dos maiores poetas da literatura cearense de todos os tempos”. “Escrevia com muita destreza e competência o símbolo e a metáfora surpreendente dos seus versos”, completou. Enquanto secretário de Cultura da Capital, por sete anos, criou a Fundação de Cultura de Fortaleza (Funcet), na gestão do ex-prefeito Juraci Magalhães (PMDB). “Conheci o Barros desde essa época e o que eu posso garantir é que, tanto como vice-presidente da Academia como escritor, ele sempre valorizou as pessoas não pelo que elas tinham, mas pelo que elas eram, principalmente, os escritores populares e os artistas de rua”, pontuou o coordenador do Grupo Chocalho, Auriberto Cavalcante.


O também escritor e editor da revista Arraia, último projeto apoiado por Barros, Carlos Emílio destaca que as mais de 10 obras escritas pelo poeta primavam pelo regionalismo mítico e retratavam a sua infância no Piauí. “Era uma linguagem úmida, cheia de vida”, diz.


Entre o meio político, Barros Pinho ficou conhecido pela ética, defendida em seus discursos, e pela luta pela democracia no Ceará. Durante o período da Ditadura Militar, chegou a ser preso, por um mês, no 23º Batalhão de Caçadores, em Fortaleza.

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Natural de Teresina, Barros Pinho, que havia recebido títulos de cidadão cearense e de Fortaleza, foi vereador da Capital pelo MDB, de 1979 a 1982, deputado estadual pelo PMDB de 1983 a 1985 e prefeito de Fortaleza em 1985.

 

Ranne Almeida ranne@opovo.com.br
Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>