Granja 27/04/2012

Prefeito e ex-prefeito denunciados pelo MPF

notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar


A Procuradoria da República no Município de Sobral apresentou denúncia de improbidade administrativa contra o prefeito de Granja, Hélio Fontenele (PSDB), e contra o ex-prefeito do município, Esmerino Arruda (PSD). Esmerino renunciou ao cargo no dia 6 de março. Jander Beviláqua Filho, presidente do conselho de gestão do município, também é acusado.


A investigação do Ministério Público Federal durou mais de um ano e é baseada em relatório da Controladoria Geral da União (CGU) realizado em 2010. A CGU constatou, entre diversas irregularidades, pagamento de perfuração de poço profundo mediante desvio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e superfaturamento na aquisição de veículos para transporte escolar.


Esmerino Arruda, que é pai do secretário de Esporte Gony Arruda (PSD), também foi denunciado pelo motorista particular Luiz Antonio de Brito. O motorista acusa o ex-prefeito de viajar para Fortaleza levando grande quantidade de dinheiro a ser depositada na conta corrente da neta, Ana Paula Arruda, também denunciada pela ação civil.


Arruda garante que pode explicar ao Judiciário os mais de R$ 3 milhões encontrados na conta da neta. Ele acusa Luiz Antonio de trabalhar para seu sobrinho e rival político, Romeu Aldigueri, ex-prefeito de Granja.


Carmem Salles Arruda, mulher de Esmerino, e ex-prefeita da cidade, também responde a ação do MPF por irregularidades na aplicação de verbas do Fundeb. Hélio Fontenele foi alvo de processo político-administrativo pela Câmara Municipal de Granja, seis dias depois da renúncia de Esmerino, motivada, segundo ele, por problema de saúde.


A ação civil contra Arruda e Fontenele foi encaminhada à 18ª Vara da Justiça Federal, localizada em Sobral. Até o fechamento desta página, os telefones de Hélio Fontenele, Carmem Arruda e Romeu Aldigueri estavam indisponíveis para contato.

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


A disputa política em Granja, um dos municípios mais pobres do Ceará, é monopolizada há muitos anos por uma mesma família, gerando atritos internos e denúncias mútuas entre os próprios parentes.

 

Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS