[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Protesto em frente a escritório de delegado pede punição por tortura | Política | O POVO Online
Ditadura militar 27/03/2012

Protesto em frente a escritório de delegado pede punição por tortura

Compartilhar

 

O delegado aposentado José Armando da Costa foi o alvo principal da manifestação que reivindicou, ontem, punição para crimes políticos cometidos no período do regime militar brasileiro (1964-1985). Ele foi apontado como recordista no Ceará de acusações de crimes de tortura e desaparecimento de pessoas durante a ditadura militar.


O protesto do movimento Levante Popular da Juventude, que reuniu cerca de 50 pessoas em Fortaleza, foi realizado em frente ao escritório do qual Armando da Costa é um dos sócios.


Na base do grito e da batucada em latas e tambores, os manifestantes se posicionaram, também, a favor da Comissão da Verdade - que apesar de já criada, ainda não teve seus membros nomeados pela presidente Dilma Rousseff (PT). “É fundamental para uma sociedade democrática que a população tenha direito à memória e à verdade”, comentou o estudante de História da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Paulo Henrique.


“A gente veio aqui para denunciar para que essas pessoas comprometidas com esses crimes sejam julgadas e sejam punidas”, completou ele, que é um dos líderes do Levante Popular da Juventude em Fortaleza. A manifestação foi realizada durante toda a manhã de ontem. O movimento também realizou protestos em frente a residências ou empresas de outros acusados de torturas em outras capitais, como São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte.


José Armando da Costa está listado no projeto “Brasil Nunca Mais”, da Arquidiocese de São Paulo, que pesquisa a ocorrência de crimes políticos na época do regime militar. Em 2009, a Comissão Especial de Anistia Wanda Rita Othon Sidou, em parceria com entidades ligadas aos direitos humanos, enviou carta ao governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), pedindo o afastamento de Armando de seu cargo. À época, ele era corregedor-geral dos órgãos de Segurança Pública e Defesa Social.


Após a manifestação, o advogado José Armando da Costa Júnior, filho do delegado aposentado, recebeu a imprensa no escritório e defendeu seu pai das acusações.


Ele brincou que gostaria de ter ser servido laxante para os manifestantes, Armando Júnior disse que seu pai é um “humanista”, que sempre foi contrário às torturas e que nunca praticou tais atos. “Eu gostaria que as pessoas investigassem mais a fundo”, reclamou.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Humberto 29/03/2012 23:15
Parabéns a essa juventude que luta para esclarecer esse período sangrento da história de nosso país. O engraçado é ver os setores reacionários, que tem o rabo preso, com medo da comissão da verdade.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
antonio 27/03/2012 17:59
Perguntas (im)pertinentes : "Levante Popular da Juventude" ??!! Quiéisso ?? 50 gatos pingados surgidos de onde ? Serão só bobocas manipulados ou estão sendo teleguiados por algum sabidão ?? Como o jornal dá cobertura a esses ilustres desconhecidos ? Eita Ceará véi pra ter marmota...
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Claudio 27/03/2012 17:59
Eita povinho nada mais nada menos resultado de uma geração manipulada, maria vai com as outras, muitos se encontraram e nem sabiam o porque estavam lá...rs, porque não procuram saber quantas pessoas os guerrilheiros mataram no período em questão??
Este comentário é inapropriado?Denuncie
f.teles 27/03/2012 12:34
Uma coisa eu afirmo sem sombra de dúvidas, CEM ditaduras, não chegariam nem aos pés desse governo, dito DEMOCRÁtico.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
D.Antonio 27/03/2012 10:27
ô povo engraçado... com tanta coisa errada hoje em dia pra se protestar, os caras vão perder tempo com coisas de 40 anos atrás, quando os tempos eram outros!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
5
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>