[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Cocó, jardim de Fortaleza | Opinião | O POVO Online
MEIO AMBIENTE 19/02/2013

Cocó, jardim de Fortaleza

"Assistir ao desmata-mento é algo que a população não está disposta a acatar"
notícia 0 comentários
Compartilhar

É no jardim de nossas casas que recebemos visitas, colocamos os melhores vasos, as plantas de cores mais vivas e regamos bem a grama.

 

No quintal, por vezes, colocamos o entulho, os objetos velhos que já perderam serventia ou as feias cordas de varal que seguram nossas roupas molhadas distantes dos olhos mais detalhistas.


Muito já foi dito e argumentado acerca do "Jardim Fortaleza", o polêmico empreendimento que deseja construir 20 edifícios residenciais nas dunas do Cocó . A decisão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), que homologa o acordo firmado pela gestão anterior e autoriza o reinício das obras é o novo, e angustiante, capítulo dessa novela.


Assistir ao desmatamento e à agressão de uma área de 14 quarteirões do escasso verde natural de Fortaleza é algo que a população não está disposta a acatar. Quando o Judiciário se desencontra da democracia há razão para ficar com uma pulga atrás da orelha. Porém temos mais que uma pulga atrás da orelha quando ele se desencontra da democracia que demonstra coesa opinião de repudio à edificação discutida, de lei municipal que proíbe qualquer alteração nessa "Área de Relevante Interesse Ecológico", dos princípios do Direito Ambiental, que orientam a devida preservação e precaução em questões como essa e da Constituição Federal, que fixa em competência comum da União, dos Estados e Municípios a obrigação de preservar as florestas, a fauna e a flora. Temos uma aberração antidemocrática passeando embaixo de holofotes.


É em discussões dessa ordem em que a matéria foge da esteira da defesa ambiental – que traria um ponto final diante de normas e princípios já bastante claros, e encontra o laborioso e tortuoso caminho da articulação política, que muitas vezes se camufla em interesses escusos que já não são mais da "polis", e sim de poucos indivíduos. E é exatamente nesse "momento da democracia" que os demais cidadãos devem se sentir na obrigação de contrariar o que está prestes a acontecer, de não admitir o que não parece correto ou benéfico para a grande maioria.


No jardim de minha cidade não quero tijolos, areia, cimento e muros. Deixo todos os entulhos, que no passado já destruíram grande área verde de minha cidade, apenas no quintal e na lamentação de minha memória.


No jardim de Fortaleza planejo a área mais bonita de minha cidade. As plantas de cores mais vivas, o verde mais vistoso que a chuva puder aguar, e as dunas que ali estão, assim como a natureza já nos deu, assim como a população de Fortaleza quer. 

 

Célio Studart

formacaopoliticapv@gmail.com
Secretário de formação política do Partido Verde de Fortaleza

> TAGS: partido verde
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>