PIAMARTA 40 ANOS 03/12/2012

Amor de gratidão

Compartilhar


Galeára Matos de França

galeara@uol.com.br

Psicanalista, Psicopedagoga e colaboradora do Piamarta-Aguanambi


O amor tem muitas vestes. Veste-se e se reveste conforme a ocasião. Tem amor vestido de perdão, amor com roupas leves da saudade, amor de trajes vermelhos e efêmeros da paixão, amor com mantos da compaixão, amor com roupas trocadas, amor de transferência, do qual a psicanálise tanto fala. E tem o amor vestido com a elegância e o charme da retribuição; amor de gratidão. Por que elegante e com charme? Porque a gratidão é dignidade pura. Gratidão não é dívida. Ser grato é devolver com alegria todo o bem que um dia alguém nos proporcionou. É dar de volta o dom. No Pequeno Tratado das Grandes Virtudes, Andre ´Conte Sponville diz :Tudo o que a gratidão dá é o prazer de ter recebido.Aristóteles o pensador das virtudes as descreve como sendo uma disposição de caráter. Sendo a virtude uma disposição de caráter, pode ser ensinada. São João Batista Piamarta deixou para seus seguidores da educação o seguinte princípio: “A gratidão deve ser a maior virtude da nossa Instituição”. Por isso, além de ensinar a ler, escrever, contar e profissionalizar o Piamarta ensina também a agradecer.


Na Noite da Gratidão eu vi a gratidão acontecer.


Entendendo a gratidão como a memória do coração os organizadores da festa da gratidão, encheram a noite de emoção trazendo à lembrança nomes que marcaram a história do Piamarta-Aguanambi nestes 40 anos. Presente na noite, Tereza Maria Távora Ximenes, filha do governador Virgílio Távora e de Dona Luíza (In memoriam) a quem se estende a nossa gratidão. É amor de gratidão de pai pra filha. Foram também homenageados por todos os momentos de serviços prestados os advogados: Dr. Iram Leite e Dr. Luis Nivardo. Homenageado e convidado a falar sobre suas lembranças, o prof. José Rosa Abreu, que acompanhou enquanto secretario de ação social e da educação todo o fazer do Piamarta.


No dia a dia da escola, é justo não esquecer Lieta Valotti e Angelo Faustini, Ir. Lino Izeppi, Valéria Menezes, Socorro Leite, Marcelo Facundo pelos 40 anos de dedicação. E nessa festa, um nome se misturava a emoção de todos: Pe. Luiz Rebuffini, sem ele nada teríamos a agradecer.


É assim no Piamarta, as maiores lições não são lidas, são vividas, se tornam atitudes de todos.


Ao Piamarta-Aguanambi: A sagrada família de Nazaré em Fortaleza, eu também agradeço o bem que faz a todos os meninos e meninas da minha cidade. Ao Piamarta, o meu amor de gratidão.

 

> TAGS: x
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS