ANIVERSÁRIO DE SACERDÓCIO 03/12/2012

Padre Neto um servo de Deus

Compartilhar

 

Maria Leônia de Oliveira Leão

leonia2005@hotmail.com

Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão e membro da Pastoral
Litúrgica


Dentre os diversos Sacerdotes integrantes da Igreja particular de Fortaleza, figura o Pe. Raimundo Nonato de Oliveira Neto – na intimidade Pe. Neto – que, neste ano, sob as bênçãos de Deus, está completando 25 anos de Ordenação Presbiteral.


Nasceu ele no dia 21 de maio de 1961, em Barra Nova, no município de Redenção. É o terceiro fruto do amor do casal Raimundo Rodrigues de Oliveira e Maria Ferreira de Oliveira, cuja prole é composta de dez filhos.


Ainda em tenra idade, deixou a companhia dos pais, vindo para Fortaleza, no intuito de prosseguir os estudos e, aqui, foi hóspede da professora Margarida de Castro. Oriundo de um lar cristão, muito cedo quis prestar serviços a Deus, e se engajou na Catedral Metropolitana de Fortaleza, onde foi acolhido pelo Pe. Tito Guedes que o fez Coroinha. Assim, teve início a sua consagração a Deus.


Enquanto o tempo passava, ele procurava observar o seu “pai espiritual”, cujas atitudes lhe serviam de exemplo, razão por que se lhe despertou o desejo de ser padre. Por outro lado o Pe. Tito deveria pensar que estava plantando uma semente. E hoje, da cobertura ele vê que a semente germinou, tornando-se uma “árvore” frondosa que produz bons frutos em abundância, desde 22 de dezembro de 1987.


Antes de galgar o último degrau de sua formação, o Pe. Neto frequentou o Colégio Castelo Branco, o Seminário da Prainha e o Seminário São José, àquela época denominado Regional Nordeste I, onde cursou Filosofia e Teologia.


Recebeu o Sacramento da Ordem pelas mãos ungidas do então Arcebispo Metropolitano de Fortaleza dom Aloísio Lorscheider, que lhe conferiu o direito e o dever de agir in persona Christi, como diz o Concílio Vaticano II.


Ciente de que não deveria estacionar na cultura religiosa até então atingida, foi em frente, aprimorando os conhecimentos através de cursos de Atualização Teológica, não apenas no Brasil, mas também fora dele.


O Pe. Neto é um homem muito estudioso. Lê e escreve com grande desenvoltura. Gosta de ler: Chesterton, Roman Guardini, Karl Rhaner, Karl Adam, Karl Bath, Cardeal Newman, Edgar Morin, Rencid Blank, Jean Guitton, João Batista Libânio, Raniero Catalamessa, Karen Armstrong, Santo Agostinho e Francis Collings.


No dia 9 de janeiro de 2000, através de provisão expedida por dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, assumiu a Paróquia de São Vicente de Paulo, onde comemora o Jubileu de Prata, cercado da amizade e do respeito dos paroquianos que lhe parabenizam e agradecem pela profícua missão aqui cumprida.

 

> TAGS: x
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS