EUA 11/01/2017

Polêmico ministro da Justiça de Trump promete proteger minorias

Jeff Sessions disse que entende o "impacto terrível que a discriminação" exerce sobre os afro-americanos. Mas, no passado, afirmou que um advogado branco era uma "desgraça para sua raça" por defender clientes negros
notícia 0 comentários
MOLLY RILEY/AFP
Jeff: "Devemos seguir em frente e nunca para trás. Entendo as reclamações da Justiça e a igualdade da comunidade LGBT"


O senador conservador Jeff Sessions, escolhido por Donald Trump como próximo secretário de Justiça, prometeu ontem proteger os direitos das minorias, especialmente dos negros, em uma sessão parlamentar interrompida por manifestantes que lhe acusam de racismo.


 

“Entendo profundamente a história de direitos civis e o impacto terrível que a discriminação incessante e sistemática, assim como as restrições ao direito de votar, têm tido sobre nossos irmãos e irmãs afro-americanos”, disse Sessions ao início de uma audiência de confirmação no Senado, acompanhada de perto pela mídia.


“Devemos seguir em frente e nunca para trás. Entendo as reclamações da Justiça e a igualdade da comunidade LGBT. Garantirei que os estatutos que protegem seus direitos civis e sua segurança sejam respeitados em sua totalidade”.


No começo da sessão, dois homens fantasiados com as roupas da organização racista Ku Klux Klan, com capuz e túnica branca, agradeceram ironicamente a Trump que o senador conservador esteja em posição de ser o próximo procurador-geral.


“Você não pode me prender, sou um homem branco”, disse um dos manifestantes ao ser expulso pela Polícia. A sessão foi continuamente interrompida por outros grupos. “Não a Trump, não à KKK, não aos Estados Unidos fascistas”, gritaram outros dois homens, um deles negro, antes de serem expulsos da sala por policiais.


A nomeação gerou resistência por sua história de acusações de racismo na década de 1980, quando era procurador federal no Alabama, antigo coração da segregação racial nos EUA.


Em 1986 ele disse que um advogado branco era uma “desgraça para sua raça” por defender clientes negros. E teria chamado um procurador negro de “boy”, termo com forte conotação racista nos Estados Unidos. Tudo isso impediu sua confirmação para o cargo de juiz federal. Sessions abordou a polêmica negando as acusações de não ter protegido o direito ao voto de eleitores negros quando era procurador e de ter simpatia pela KKK. “Essas acusações são falsas”, afirmou.


Sessions também se comprometeu a tornar “sua prioridade” a luta contra a chegada de pessoas em situação ilegal ao país. “Vamos ajuizar aqueles que repetidamente violam nossas fronteiras. Será minha prioridade enfrentar essas crises de maneira vigorosa, efetiva e imediata”, afirmou.


Sessions, de 70 anos, foi o primeiro senador a apoiar Donald Trump durante a campanha pelas primárias do Partido Republicano, e deu apoio total ao plano do presidente eleito de construir um muro na fronteira com o México e expulsar milhões de pessoas em situação ilegal.

 

SAIBA MAIS

 

O senador, que durante a campanha apoiou as acusações de Trump contra a candidata democrata Hillary Clinton pelo uso de e-mail pessoal e a Fundação Clinton, reconheceu que isso colocou “em dúvida sua objetividade” e prometeu que não interferirá em caso de investigação.


“Este país não castiga seus inimigos políticos, mas este país garante que ninguém esteja acima da lei”, afirmou.

> TAGS: eua
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>