[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Obama sabia de espionagem a Merkel, diz jornal | Mundo | O POVO Online
Grampo 28/10/2013

Obama sabia de espionagem a Merkel, diz jornal

Escuta do celular da chanceler pode ter começado em 2002, no governo de George W. Bush, três anos antes de ela tomar posse no governo
YVES HERMAN/AFP
Para Merkel, espionagem é "abuso de confiança inaceitável"
Compartilhar


O diretor da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, Keith Alexander, informou em 2010 ao presidente Barack Obama que o telefone celular da chanceler (chefe de governo) da Alemanha, Angela Merkel, estava sendo captado pelo órgão. A escuta pode ter começado em 2002, durante o governo do ex-presidente George W. Bush, três anos antes de ela tomar posse no primeiro mandato. Foi o que informou ontem o tabloide Bild am Sonntag, de Berlim.

 

Baseado em fonte da NSA, o jornal declara que Obama, presidente desde 2009, “não encerrou a operação, e sim permitiu que continuasse”. Segundo a revista alemã Der Spiegel, documentos da NSA revelaram que o telefone de Angela integrava desde 11 anos atrás a relação de alvos que deveriam ser espionados.


O celular da chefe de Governo estava sendo monitorado até poucas semanas antes de uma visita de Obama a Berlim, em junho. As revelações motivaram os governantes da Europa, incluindo Angela e o presidente da França, François Hollande, a exigir um novo acordo com Washington sobre informações da inteligência.


O Governo alemão encaminhará aos EUA altos funcionários do Serviço Federal para a Proteção à Constituição (BfV), a agência de inteligência do país, para exigir respostas sobre as acusações de que os norte-americanos bisbilhotaram o celular de Angela, um caso que ameaça atingir as relações entre os dois lados.


Na última quarta-feira, a chanceler declarou que espionar aliados seria um “abuso de confiança” entre parceiros. Depois das denúncias, o Governo alemão convocou o embaixador dos EUA em Berlim, John B. Emerson, uma iniciativa sem precedentes desde a Segunda Guerra Mundial.


A indignação alemã fez com que o país se unisse ao Brasil para propor à Assembleia-Geral da ONU uma resolução que garanta a privacidade nas comunicações. (das agências de notícias)

 

Por quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Publicações alemãs noticiaram que Obama, em telefonema a Merkel, disse que teria suspendido o monitoramento das comunicações caso tivesse conhecimento da espionagem. O assunto poderá parar na Assembleia-Geral da ONU.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>