[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Argentinos votam em eleição decisiva para o Kirchnerismo | Mundo | O POVO Online
Congresso 28/10/2013

Argentinos votam em eleição decisiva para o Kirchnerismo

A disputa define as possibilidades e chances dos futuros candidatos à sucessão presidencial de Cristina Kirchner, em 2015. Toda a atenção está concentrada em dois candidatos: Sergio Massa e Martin Insaurralde
Compartilhar


Os argentinos votaram ontem para renovar metade da Câmara dos Deputados, 127 dos 257 legisladores, e um terço do Senado, 24 de 72 integrantes. Nessas eleições, além da composição do Congresso para os últimos dois anos de governo da presidente Cristina Kirchner, o que está em jogo é o posicionamento das alianças políticas que devem disputar as eleições presidenciais de 2015.


Esta foi a primeira vez que pessoas de 16 anos puderam participar da votação. Cristina, no meio de seu segundo mandato, deixou de votar. Ela está se recuperando de uma cirurgia para retirar um coágulo do cérebro e foi proibida pelos médicos de se deslocar à seção eleitoral.


Expectativas

Pesquisas de opinião indicam que o governo vai manter a maioria na Câmara dos Deputados, mas corre o risco de perdê-la no Senado. No entanto, Cristina conta com a Lei de Emergência Econômica, aprovada pelo atual Congresso, que lhe dá poderes para administrar a economia por decreto.

 

Apesar de os argentinos estarem escolhendo 151 parlamentares, toda a atenção está concentrada em dois candidatos: Sergio Massa e Martin Insaurralde. Ambos são prefeitos de municípios da província de Buenos Aires (o maior distrito eleitoral, com cerca de 40% dos votos) e candidatos a deputado federal.


Massa, que foi chefe de gabinete de Cristina, passou para a oposição e é presidenciável. Por volta das 19 horas de ontem, ele era apontado como grande vencedor em Buenos Aires, com cerca de dez pontos percentuais de vantagem sobre Insaurralde.


Este, por sua vez, continua governista e tem o apoio do governador de Buenos Aires, Daniel Scioli – que pretende se candidatar à Presidência. (das agências de notícias)

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>