[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] E-mail acusou novo papa de apoio à ditadura na Argentina | Mundo | O POVO Online
POLÊMICA 15/03/2013

E-mail acusou novo papa de apoio à ditadura na Argentina

ALEJANDRO PAGNI/AFP
Banca de jornal de Buenos Aires exibe imagens do papa Francisco, ontem, um dia depois de Jorge Mario Bergoglio, arcebispo da cidade, ser eleito novo pontífice
Compartilhar


Na véspera da votação que elegeu Jorge Mario Bergoglio sucessor do papa Bento XVI, todos os cardeais participantes do conclave em Roma receberam um e-mail que denunciava cumplicidade do prelado argentino com a mais recente ditadura militar em seu país (1976-1983). A afirmação é da biógrafa de Bergoglio, Francesca Ambrogetti, coautora, com Sergio Rubin, do livro O jesuíta -conversações com o cardeal (Editora Vergara, 271 paginas).

 

Numa entrevista à televisão argentina quarta-feira, Francesa evitou revelar a autoria do e-mail. Mas disse que os cardeais ”não levaram em conta” a denúncia, porque sabem que ela é infundada. “Esse e um tema antigo e complexo. Esta tudo explicado no livro. Foi o contrário. Ele ajudou em tudo o que pode”, disse.


O ativista argentino de direitos humanos Adolfo Pérez Esquivel, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1980, também saiu em defesa doo cardeal Bergoglio, negando que ele tenha tenha vínculos com a ditadura. Numa entrevista ao portal BBC Mundo, o ativista disse que alguns bispos foram cúmplices daquele regime, mas não foi o caso do novo pontífice: “Questionam Bergoglio porque dizem que ele não fez o necessário para tirar dois sacerdotes da prisão, sendo ele o superior da congregação de jesuítas. Mas eu sei pessoalmente que muitos bispos pediam à junta militar a liberação dos presos e sacerdotes e não eram atendidos”.


Mas, a imprensa argentina reagiu com incontida euforia à eleição ele como sumo pontífice. Os jornais impressos noticiaram a eleição em tom de celebração. Até o esportivo Olé dedicou sua apa a Bergoglio, com o titulo “A outra mão de Deus”, referência à famosa frase de Maradona sobre o gol irregular que marcou contra a Inglaterra, na Copa de 1986, em que afirmou ter contado com ”a mão de Deus”. (das agências de notícias)

 

Família, vida e detalhes


1) irmã do papa, Maria Elena Bergoglio, conversou com jornalistas ontem em Buenos Aires;, 2) vestimenta que será usada na missa do dia 19, exposta ontem em Nápoles; 3) Martha Rabino é a Madre Superiora do Colégio Nossa Senhora de Misericórdia, onde Francisco teve primeira comunhão; 4) caixas de rosários com fotos do papa já estavam à venda ontem na Praça de São Pedro; 5) Michael Duran, que fez acordo com a Arquidiocese de Los Angeles, por abuso sexual quando criança, quer falar com o novo papa.

 

Enquete da semana


O tema “O novo papa” foi o vencedor da enquete da semana da seção Você Faz O POVO, do portal O POVO Online. Com 52% dos votos, ele foi escolhido pelos leitores e internautas e virou tema da cobertura ampliada nos veículos do Grupo de Comunicação O POVO ao longo da semana. As enquetes são realizadas sempre às segundas e terças-feiras. Você pode participar e votar pelo endereço

www.opovo.com.br/vocefazopovo

 

Compartilhar
espaço do leitor
Alexandre Gans 15/03/2013 14:08
Não é que é?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>