[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Dom Odilo diz que nunca tomou conhecimento de prognósticos | Mundo | O POVO Online
EX-PAPÁVEL 15/03/2013

Dom Odilo diz que nunca tomou conhecimento de prognósticos

Compartilhar

 

O novo papa é discreto, simples, sábio e incorporou a missão de são Francisco de reformar o interior da Igreja Católica, afirmou ontem o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer. Tido como um dos papáveis até o resultado do conclave, dom Odilo disse que entende os prognósticos, mas que eles não levam em conta que “a igreja não é somente uma organização humana”.


Confira os trechos principais da entrevista coletiva que dom Odilo concedeu no Colégio Pio Brasileiro, onde está hospedado em Roma:


Pergunta - Falou-se do nome de São Francisco de Assis (1182-1226) vinculado à pobreza e à simplicidade. Mas ele também se via com a missão de reformar a Igreja. A escolha do nome inclui esse sentido?

Dom Odilo Scherer - Eu penso que sim. Naturalmente, nós devemos entender, na história de São Francisco, o que é essa reforma da igreja. São Francisco entendeu de repente aquela igrejinha concreta, a de São Damião. Depois ele percebeu que se tratava de uma reforma mais interior, da própria comunidade da igreja, de voltar às origens da sua fé e no Evangelho como referência da vida. O papa Francisco vai ajudar a igreja a fazer isso, que, evidentemente, nós já estamos fazendo, o papa Bento XVI já chamou muito a igreja a fazer.

 

P - Antes do conclave, havia muita expectativa em torno do seu nome, apesar de o sr. sempre dizer que não há candidato a papa. Qual a lição que tira de todo esse processo?

Dom Odilo - Eu compreendo que se façam esses prognósticos, mas é muito importante lembrar que é necessário ter em conta que a igreja não é somente uma organização humana. Portanto, não contam apenas os prognósticos. E, por isso, muitas vezes, os prognósticos não dão certo, porque se leva em conta certos critérios, que no fim não são os únicos nem os mais importantes.Por isso, procurei primeiramente desaconselhar esse tipo de prognóstico, não incentivar. Por outro lado, não tomar conhecimento, ficar tranquilo.

 

P - Há relatos de que ele colaborou com a ditadura militar argentina. O que o senhor pode dizer disso?

Dom Odilo - Olha, pessoalmente, não conheço nada a respeito. Mas, como todo mundo faz ilações, eu vou fazer as minhas. Ele não era bispo, era padre jovem, e com toda certeza não tinha nada a ver nem aprovava as ações da ditadura argentina.

 

> TAGS: papa eleição odilo
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>