[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Paradoxos da indefinição que mantém Roma paralisada | Mundo | O POVO Online
ESTADOS DE CRISES 06/03/2013

Paradoxos da indefinição que mantém Roma paralisada

Compartilhar

 

Nada está em seu lugar em Roma: as eleições legislativas não resultaram em uma maioria no Parlamento e o trono do Papa está vazio desde que Bento XVI se tornou o primeiro pontífice em 700 anos a deixar suas funções por vontade própria.

 

“Sede vacante”: o termo utilizado no Vaticano para designar este período de transição na espera da eleição do novo Papa foi aproveitado por Ezio Mauro no jornal Repubblica para intitular o seu editorial sobre a crise política italiana. Na ausência de uma maioria clara no Parlamento, será difícil a escolha pelo presidente da República do próximo chefe de Governo. O mesmo ocorre no Vaticano, onde nenhum “papável” é ainda dado como favorito.


O suspense sobre os dois casos pode acabar no mesmo momento, na mesma semana. O conclave pode começar dia 11 de março e a nomeação do novo Primeiro Ministro está prevista para o dia 15.


As comparações são quase inevitáveis. Basta os “grillini”, seguidores recém-eleitos do ex-comediante Beppe Grillo, se reunirem a portas fechadas para toda a imprensa italiana falar de “conclave”.


Mas enquanto os trabalhos dos partidos políticos italianos são transmitidos pela internet, os cardeais devem deixar do lado fora os seus celulares e são proibidos de qualquer comunicação com o mundo exterior - sms, mensagens, tweetes...- sob pena de excomunhão.


As duas eleições não têm nada a ver, mesmo Ferruccio Sansa do jornal Fatto quotidiano considerando que “os italianos sempre confundiram a sacralidade de Deus e a de César”. Ainda assim, nos dois casos, escândalos abriram o caminho da crise: Vatileaks e pedofilia na Igreja católica; corrupção, desvio de dinheiro público, e até prostituição na classe política italiana. Nos dois universos, são exigidos reformas, punições, honestidade e rejuvenescimento.

 

> TAGS: roma papa vaticano
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>