[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Ao vovô Otacílio Medeiros | Jornal do Leitor | O POVO Online
Homenagem 04/06/2013

Ao vovô Otacílio Medeiros

Compartilhar

 

Elisângela Medeiros Moreno

elis1mm@hotmail.com

 

PARABÉNS PELOS 85 ANOS


Otacílio Medeiros completou 95 anos de idade no dia 22 de maio de 2013, e a família organizou uma homenagem marcante e inesquecível no último dia primeiro de junho de 2013.


Este senhor sempre prezou pela honestidade, integridade, vida saudável, dignidade e competência profissional, por isso foi merecedor de todas as honras e homenagens neste dia especial de celebração da vida. Gostaríamos de enaltecê-lo como exemplo de um homem simples que viveu muitos fatos históricos, vivenciou as transformações da nossa cidade, criou 10 filhos dignamente, pela sua lucidez, força, integridade, capacidade crítica, e, sobretudo, pelo seu nobre caráter.


Sempre foi um homem trabalhador, inteligente e, por estas qualidades, requisitado por muitos empresários da época. Trabalhou na Chevrolet, Silcar, Coca-cola, Gelatti, Bembom Sorvetes e Grupo Palheta. Em todas as empresas trabalhou no setor de mecânica e refrigeração, destacando-se pela inteligência e criações. Foi notável em todas as empresas pelas quais passou. Capacitou-se em algumas modalidades da mecânica, transportou carros, caminhões para outros estados. Teve oportunidades para promoção de cargo, mas nunca agarrou as oportunidades dadas, por ser desprovido de ambição. Preferiu o macacão, à gravata. Esta humildade é inerente a sua personalidade, e hoje, a idade avançada o faz recordar do passado como o tempo em que esteve bem próximo de pessoas ilustres e importantes da cidade e com caminho aberto para se tornar famoso, mas pela falta de ambição e por preferir a retaguarda, ficou no anonimato.


Natural de Quixadá, cresceu em Fortaleza, mas morou algum tempo no Maranhão devido ao trabalho. Por conta do trabalho conheceu alguns estados como Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pará e Pernambuco. Mas conhece bem todas as edificações históricas de Fortaleza e algumas personalidades importantes da época, uma delas é o Sr. José Gentil, dono do Banco Frota Gentil, que residia no atual prédio da Reitoria da Universidade Federal do Ceará. O Sr. José Gentil era proprietário de extensas terras em Fortaleza.


Dirigiu até aos 90 anos de idade, sendo obrigado a deixar de guiar devido ao problema da baixa audição. Faz questão de votar nas eleições, mesmo sendo facultativo. É atualizado sobre as informações cotidianas. Não se deixa vencer pela idade. Sempre foi vaidoso e cuidadoso com a alimentação. Todos os remédios prescritos pelos médicos, antes que ele inicie a administração, tem o hábito de ler as bulas para saber o que está ingerindo e que consequências poderão trazer ao organismo. Tem consciência do seu estado. Compreende bem as situações, é observador e sincero em suas colocações. Gosta de estar na companhia da família, de ler, de assistir TV, ouvir músicas, fazer alguns inventos na oficina dele e de conversar.


Ficou viúvo há 3 anos e 6 meses. Orfila Cruz Medeiros, foi a sua primeira namorada e vice-versa. Ficaram casados durante 69 anos. Foi um pai presente e esforçado que brincava com os filhos ao chegar do trabalho. Dava presentes quando podia e os levava a passear com frequência. Para cada filho, concedeu um espaço para morar como um presente e pelo o amor que sente por cada um. Além disso, soube educá-los com a ajuda e o amor incondicional da esposa que fez dele este homem célebre. O casal nunca deixou de ser apegado à família, preservando valores e princípios que deixam para os descendentes como a mais valiosa herança que alguém pode ter. Diz que o seu maior orgulho foi ter criado bem os filhos.


É devoto de Nossa Senhora de Fátima e tem muita fé em Deus. Reza quando vai dormir, ao se alimentar e quando amanhece. E até hoje, pede as bênçãos ao seu pai e mãe falecidos, ao deitar para dormir, por acreditar que eles estão sempre presentes.


Neste dia especial de comemoração dos seus 95 anos, todos nós da família Medeiros, queremos agradecer pela sua vida e, sobretudo, pelas nossas vidas que vieram através do senhor e da amada Orfila.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>