DICAS. TECNOLOGIA E PROCEDIMENTOS 15/10/2016

Seu condomínio é seguro?

notícia 0 comentários
MATEUS DANTAS,ESPECIAL PAR A O POVO
Sara Castro: monitoramento remoto é boa opção de segurança

Dentre os fatores que determinam a compra de um imóvel, muitos correspondem à segurança. Para quem mora ou está procurando um imóvel em condomínio, é preciso estar atento a alguns detalhes em relação a esse fator.

 

Existem três premissas básicas que definem se um condomínio é seguro ou não. De acordo com Niv Steiman, gerente de projetos e especialista em segurança do Grupo GR, a primeira são os equipamentos da parte eletrônica de vigilância, que é composto pelas câmeras e sensores. A segunda é o efetivo, formado por seguranças, vigias, porteiros, entre outros funcionários.


“A terceira são os procedimentos de segurança, que devem ser seguidos tanto por funcionários quanto por moradores. Se tiver um portão de 10 metros, mas não tiver um procedimento correto, por exemplo, não adianta muita coisa”, explica.


O especialista conta que esses procedimentos devem ser seguidos a risca principalmente nos acessos de pessoas, veículos ou cargas. “Em torno de 80% das ocorrências são por pessoas que entraram pacificamente pelos acessos”.


Além disso, é preciso ter atenção às barreiras de acesso e ao perímetro, que também deve ser verificado. Pela guarita deve ser possível resolver correspondências sem que o entregador tenha acesso ao condomínio.


“E os portões, sempre que possível, devem ser duplos, assim como as cercas nos muros”, diz Niv. O próximo nível são as câmeras, que devem estar principalmente nos halls de acesso e áreas comuns.


No mercado, existem empresas especializadas nesse tipo de segurança. Uma das opções é o monitoramento remoto, que funciona 24h. De acordo com Sara Castro, gestora da Hiseg, todo o processo é observado por uma central.


“O controle de acesso é feito por meio de cartões. Com esse tipo de vigilância diminui o risco de funcionários da guarita, por exemplo, serem coagidos ou sofram algum ataque, aumentando a segurança”, diz.


A gestora alerta que todas as modificações relacionadas à segurança devem passar sempre por assembleia para aprovação dos condôminos. “No caso do monitoramento remoto, por exemplo, como eles não vão ver o porteiro ali, muda muito a rotina do prédio. Por isso essas modificações devem ser sempre acordadas”. (Larissa Pacheco, especial para O POVO)


ATENÇÃO!

10 fatores que indicam segurança

1. Guarita blindada, om clausura
2. Controle de acesso rigoroso
3. Sistema de segurança eletrônica 24 h (CFTV, monitoramento de alarme e/ou imagens)
4. Entradas independentes
5. Garagem com clausura
6. Iluminação nas reas externas
7. Iluminação em escadas e áreas internas
8. Restrição de acesso para entregadores. O ideal é que eles não subam, sendo melhor que o morador desça para buscar a encomenda
9. Interfones em bom estado
10 Restrição à entrada de veículos de não condôminos

 

undefined

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Imóveis