JARDIM. CUIDADOS 24/09/2016

Cuidados para ter um jardim em casa ou apartamento

"É preciso pesquisar e ver qual o tipo de irrigação ideal para cada uma. Algumas precisam ser mais regadas, outras menos"
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19076, 'email': 'larissa.pacheco@opovo.com.br', 'nome': 'Larissa Pacheco'})
Larissa Pacheco larissa.pacheco@opovo.com.br
CAMILA DE ALMEIDA
Frida Popp, estudante, teve dificuldades para saber a quantidade de água necessária para cada planta

Grande ou pequeno, na sombra ou no sol. Seja como for, um jardim dá um colorido especial ao seu lar. Mas montar um requer atenção a alguns fatores.

 

Se o espaço do jardim for em uma casa, primeiro é preciso observar as vias de acesso à casa ou garagem, indica Carlos Eugênio, agrônomo e proprietário da Casa do Jardineiro. “Se você tem um terreno grande, primeiro você planeja as vias de acesso e determina os canteiros. Assim, você pode ver o espaço que sobra pra colocar plantas e grama”.


Em seguida, é preciso preparar o solo, fazendo a limpeza das ervas daninhas. Depois, devem ser retirados os resíduos não-biodegradáveis, para só então colocar o adubo orgânico. Se o local do jardim for um apartamento, é preciso ver onde será possível alocar os jarros para depois enchê-los com adubo.


Finalizado esse processo, é a hora de observar a incidência do sol e do vento no espaço onde as plantas irão ficar. Isso vai determinar o tipo de planta ideal para o seu jardim, explica Antônio Moreira, técnico em paisagismo da Jardineira Paisagismo. “Se houver muita incidência de sol, você coloca plantas como palmeiras ou hibiscos”. Se for local de sombra, o mais indicado são violetas ou jiboias, por exemplo.


Agora, se no local houver muito vento, o maior inimigo de uma planta de jardim, segundo Antônio, é preciso ter ainda mais cuidado para escolher certo. “O vento faz com que as folhas caiam e enverga o caule de plantas mais frágeis”, explica.


Lara Cavalcante e Frida Popp são vizinhas e possuem pequenos jardins em seus apartamentos. Segundo Lara, como o espaço é pequeno, ela foi improvisando e encontrando as plantas certas para o local. “Na minha varanda tenho jiboias, cactos, suculentas e até uma mini-horta com alho poró e cebolinha”, conta.


Ela conta que a maior dificuldade foi evitar que os gatos da casa cavassem os vasos. Para isso, ela improvisou e colocou cascalhos, o que surtiu efeito. Segundo Carlos, outros materiais como casca de árvore e argila também são indicados. “Assim você evita que os animais cavem e ainda contribui para que a umidade da raiz da planta seja retida”.


Erros e acertos

Já Frida afirma que teve dificuldade em saber qual a quantidade certa de irrigação para cada tipo de planta. Entre Jiboias, suculentas e bromélias, ela diz que já perdeu algumas mudas por conta do excesso de água. “É preciso pesquisar e ver qual o tipo de irrigação ideal para cada uma. Algumas precisam ser mais regadas, outras menos”.

 

Além disso, ela diz que antes mesmo de escolher as plantas, é bom levar em consideração a rotina da casa. “Se você não puder regar todo dia, não adianta colocar uma planta que demande tanto cuidado”, diz.


Depois que o jardim estiver pronto, a manutenção é, basicamente, regar de acordo com a necessidade de cada planta, fazer a poda quando necessário e manter a adubação, explica Carlos Eugênio. “A adubação deve ser feita a cada 30 dias com adubo químico, pois o orgânico você coloca na preparação do solo”, completa.

 

SAIBA MAIS

 

PASSO A PASSO DO JARDIM


1. Determinação de vias de acesso e canteiros que passam pelo jardim


2. Limpeza e preparação do solo ou vasos com adubo orgânico


3. Observação da incidência de sol e vento para a escolha das plantas


4. Se for em apartamento, escolher o local adequado para os vasos


5. Plantio das mudas ideais para o ambiente


6. Manter a irrigação e adubação de acordo com a necessidade da planta

 

FIQUE ATENTO!


QUAL O TIPO DE PLANTA IDEAL?

Sombra: Espada de São Jorge, Jiboia, Lírio, Antúrio, grama Esmeralda

Sol: Palmeira, cacto, flor da fortuna, babosa, hibisco, grama capuãa

undefined

> TAGS: jardim imóveis
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Imóveis