DICAS 21/05/2016

Cuidados para colocar à venda

notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19074, 'email': 'atalasouza@opovo.com.br', 'nome': '\xc1tala Souza'})
Átala Souza atalasouza@opovo.com.br


A lguns cuidados são necessários para quem está pensando em vender o seu imóvel. Melhorar a pintura, trocar o revestimento e fazer uma limpeza no ambiente, fazem toda a diferença na hora de fechar negócio. São detalhes aos quais os clientes costumam prestar atenção. Além disso, a manutenção preventiva pode contribuir para a valorização do imóvel em torno de 15% dependendo do valor da casa ou apartamento.


De acordo com o corretor de imóveis Roberto Dias, cada pessoa tem uma forma de analisar o que quer comprar. Alguns clientes verificam cômodo por cômodo, se a pintura tem cores chamativas ou escuras e até mesmo a posição da garagem no caso de condomínio. “Quando ele chega ao imóvel, analisa se o piso está rachado, se o teto não tem vazamento, se a cozinha está arrumada, se tem móveis projetados. No banheiro verifica se tem algum tipo de alagamento, se os móveis não têm infiltração, mancha”.


Assim, alguns proprietários comprometem a venda justamente não se preocuparem com a manutenção da sua casa ou apartamento. “O cliente vai observar se aquela pessoa cuida bem do imóvel. Hoje, quem está comprando quer gastar o mínimo possível (...) se ele chega a um imóvel deteriorado, com alguns problemas, imagina o pior: ‘O que eu estou vendo já não me agrada. Imagina o que não estou vendo’”, diz Roberto. É importante, também, deixar o ambiente limpo e organizado. Afinal, mau cheiro e sujeira, além de incomodar os possíveis compradores na hora da visita, deixam má impressão sobre o imóvel.


Eric Parente, consultor imobiliário e advogado da Itamar Espíndola Advogados Associados, explica que existem também outros fatores que algumas pessoas analisam na propriedade que pretendem adquirir, como, por exemplo: se o local é nascente ou poente, pois a temperatura interfere nas condições de bem estar; se o local está interligado à rede coletora de esgoto e se existe poço profundo ou não.


O advogado alerta para quem pretende vender um imóvel não se esquecer de verificar e atualizar a documentação. “Os cuidados (obrigações) para a pessoa que irá vender o imóvel, é estar quite com os impostos, taxas condominiais, energia e água, correspondentes ao objeto de venda”, explica.


A corretora de imóveis, Maria do Carmo Albuquerque, lembra também de outros detalhes sobre a documentação. “Se houve alteração de construção da casa, ela deverá estar averbada no cartório de registro de imóveis. Toda documentação deve estar em dia, tanto do imóvel como do vendedor. Lembrando que para diversos casos, como financiamento, os documentos do cônjuge também precisam estar atualizados”, comenta.


Quem tem casa e está pensando em vendê-la, precisa cuidar da sua porta de entrada: o jardim. Não fazer a manutenção das plantas pode dar a impressão de descuido e abandono do dono, dessa forma, o cliente desiste da compra. Por outro lado, um jardim limpo e organizado, pode ser uma venda garantida.


“Já vi casos de o cliente comprar uma casa que não era bem localizada, mas quando abriu o portão e viu o jardim, a piscina, ficou encantado. O jardim bem cuidado e a piscina limpa atraem demais uma negociação de uma venda”, explica Roberto Dias.


EM CASA


Na hora de receber interessados


O professor de economia Eldair Mesquita está com a casa à venda e sabe da importância de conservação na hora de fechar negócio.


Entre as medidas realizadas estão os cuidados diários com o jardim, manutenção da instalação hidráulica e elétrica, além da preocupação em deixar a casa sempre ventilada e limpa. “A gente tem um jardim bastante arborizado. A grama aparada, as plantas podadas. A casa tem que está sempre limpa e conservada. Tudo isso ajuda no levantamento da casa”, comenta.


Eldair já recebeu algumas visitas de possíveis compradores para a avaliação do imóvel. “Eles olham o piso, os armários embutidos. Olham a pintura, se a casa é ventilada. Olham a claridade”, ressalta. (Átala Souza, especial para O POVO)

undefined

> TAGS: 0
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Imóveis